
No início de junho, os alunos, professores e equipes diretivas das Escolas Municipais Cristo e Rieger , Secretário Municipal de Educação, supervisoras e orientadora educacional, realizaram uma visita ao Centro Administrativo Municipal e à Câmara de Vereadores de São Paulo das Missões. A atividade integra o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto, intitulado "São Paulo das Missões: um lugar para chamar de meu".
O projeto tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes o conhecimento e a valorização do município como um espaço de pertencimento, história e construção coletiva, resgatando memórias desde sua fundação até os dias atuais e promovendo reflexões sobre as perspectivas para o futuro. Além de despertar nas crianças o sentimento de identidade e responsabilidade com a comunidade onde vivem, a iniciativa busca ampliar a compreensão sobre a organização e o funcionamento do poder público municipal, oportunizando aos alunos conhecer as atribuições do prefeito e do vice-prefeito, as funções desempenhadas pelas diferentes secretarias municipais e o papel, as competências e a importância da Câmara de Vereadores para o fortalecimento da democracia e da participação cidadã.
Além disso, a iniciativa articula-se com outro importante projeto desenvolvido pelos alunos do 4º ano, denominado "Autoridade Mirim por um Dia", Projeto de Lei nº 005/2025, de iniciativa do Poder Legislativo Municipal, que tem como objetivo promover a cidadania, a educação política e a participação infantil nos assuntos públicos do município. Por meio dessa proposta, os estudantes estão se preparando para a avaliação que ocorrerá no mês de agosto e, posteriormente, terão a oportunidade de vivenciar, no mês de outubro, experiências relacionadas ao funcionamento dos poderes públicos, fortalecendo a compreensão sobre direitos, deveres e a importância do envolvimento responsável na vida em sociedade.
Fonte: Prefeitura Municipal
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site