MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIA 13 DE SETEMBRO DE 2024
Conversamos com o atual diretor do Câmpus Cerro Largo, Bruno Wenzel, que está em seu segundo mandato. A primeira experiência frente à UFFS aconteceu de agosto de 2019 a julho de 2023. No ano passado foi reeleito e deverá permanecer à frente do cargo até a metade de 2027.
Em entrevista, ele enalteceu que a universidade vem em uma constante crescente. Entretanto, dificuldades também perpassam esse caminho, a exemplo da Covid-19 que trouxe um grande desafio em 2020. ”Foi um dos maiores desafios, se não o maior nestes 15 anos. Tivemos queda de número de alunos. Foi uma transição difícil, mas que também abriu novos horizontes, incluindo novos cursos”, disse.
Inicialmente, em sua fundação, eram 5 cursos de Graduação, três deles bacharelados e outros dois de Licenciaturas – voltados para a formação de professores. Nos primeiros anos houve movimentos que culminaram com alterações nos cursos, visando melhor atender as áreas de atuação profissional.
Um dos exemplos é a graduação em Desenvolvimento rural e gestão agroindustrial, que se transformou em Administração e o curso de Engenharia Ambiental e Energia Renovável se transformando em Engenharia Ambiental e Sanitária. Também, o curso de Licenciatura em Ciências foi dividido em outros três cursos: Química, Física e Ciências Biológicas, ambas licenciaturas.
Mais recentemente, em 2022 ocorreu a incrementação do curso de Matemática (Licenciatura); e neste ano de 2024 teve ingresso na UFFS Cerro Largo as primeiras turmas de outros dois novos cursos de Graduação: Bacharelado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Também foi celebrada a conquista do primeiro curso de Doutorado (em Desenvolvimento e Políticas Públicas).
Contando hoje com dez cursos de graduação e quatro de pós-graduação stricto sensu (três mestrados e um doutorado), o diretor do câmpus analisa positivamente o impacto da Universidade na região. Ao todo, o câmpus Cerro Largo celebra mais de 1.300 egressos que se formaram nos cursos de Graduação na universidade, sendo a maior parte deles atuando em seu ramo atualmente.
GRADUAÇÃO
Agronomia
Desenvolvimento rural e gestão agroindustrial
Engenharia Ambiental e Energias renováveis
Ciências – Licenciatura
Letras – Espanhol e Português (Licenciatura)
GRADUAÇÃO
Agronomia
Administração
Ciências Biológicas – Bacharelado
Ciências Biológicas – Licenciatura
Engenharia Ambiental e Sanitária
Física – Licenciatura
Letras: Português e Espanhol – Licenciatura
Matemática – Licenciatura
Pedagogia – Licenciatura
Química – Licenciatura
MESTRADO
Desenvolvimento e Políticas Públicas
Ambiente e Tecnologias Sustentáveis
Ensino de Ciências
DOUTORADO
Desenvolvimento e Políticas Públicas
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site