Frente fria traz grande volume de chuva e possibilidade de temporal nesta quarta-feira

  • 25 de setembro de 2024
  • Geral
Frente fria traz grande volume de chuva e possibilidade de temporal nesta quarta-feira
Compartilhe

Na quarta-feira (25), uma nova frente fria avança no Rio Grande do Sul. Com isso, a chuva irá se espalhar por diferentes áreas do Estado, com condições para temporal na Região Metropolitana, na Região Central, nas Missões, no Noroeste e em parte dos Vales. 

Durante a madrugada da terça-feira (24), houve registro de forte chuva e temporal no Sul e na Campanha. Foram afetados municípios como Canguçu e Capão do Leão, que até as 15h desta terça-feira tinham verificado cerca de 63 milímetros. Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, e Dom Pedrito, na Campanha, estragos foram registrados. Em Bagé, na Campanha, o Inmet registrou rajadas de vento de mais de 100 km/h. 

O fenômeno está ligado aos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para risco de chuva forte, vento e granizo. Segundo a Climatempo, há ainda risco de vendaval e queda de granizo, e o volume da chuva poderá chegar aos 300 milímetros até sexta-feira (27).

Para quarta-feira, há riscos de temporal para as regiões da Campanha, Fronteira Oeste Sul. O período de maior volume de chuva será pela manhã. Em áreas da Serra, do Norte e no Litoral Norte, há condições para pancadas isoladas a partir da tarde. 

Os maiores níveis de chuva estão previstos para Canguçu e Pelotas, no Sul, e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, com 119mm86mm e 69mm, respectivamente. Isto equivale a 78%57% e 53% da média histórica prevista para o período. Em Porto Alegre, o volume de água pode alcançar 23 milímetros, o que representa 15% do esperado para o mês.

Os municípios que registram as maiores máximas são Constantina, no Norte, e Horizontina, no Noroeste, com 34°C. Já as mínimas ocorrem nas cidades do Chuí Santa Vitória do Palmar, no Sul, com 15°C e 16°C. Na Capital, os termômetros variam entre 20°C e 24°C.

Quinta de muita chuva

Na quinta-feira, a frente fria começa a avançar, distribuindo a chuva também entre áreas mais ao Norte. Outro efeito do fenômeno será a queda das temperaturas, que deve ocorrer de forma gradual.

Destaque para o risco elevado de temporais e chuva volumosa sobre a Região Metropolitana, na Região Central e Noroeste, principalmente entre a manhã e a tarde.