Ainda longe de desfilar um futebol vistoso, o Grêmio fez aquilo que não podia mais prorrogar: venceu. O 2 a 0 sobre o Vitória-BA foi na base da insistência em um gramado castigado pelo clima e pela sequência de jogos no Centenário. Mais próximo de sair do Z-4, o resultado deste domingo pode ser o início da reação no Brasileirão.
Com a equipe modificada por Renato, o Tricolor passou por cima das dificuldades para voltar a vencer. Mesmo sem centroavante no primeiro tempo, criou chances claras para abrir o placar com Edenilson e Carballo, mas esbarrou na falta de qualidade para converter em gol.
O péssimo estado do gramado do Centenário foi um dos principais obstáculos na manhã de domingo. Irregular e com pontos sem grama, a bola quicava muito e em alguns trechos sequer rolava.
Mesmo assim, o Grêmio conseguiu levar perigo ao gol do Vitória. No primeiro tempo, Carballo fez Lucas Arcanjo trabalhar e Edenilson escancarou a falta que faz um centroavante ao perder uma grande oportunidade livre de marcação, perto da pequena área.
Soteldo foi o responsável por criar as chances mais claras do time, já que Nathan e Pavon não tiveram uma manhã inspirada. Aos 17 minutos da etapa final, o venezuelano dominou dentro da área, levou para o pé direito, rebateu com o zagueiro do Vitória, mas pegou a sobra e chutou cruzado para marcar.
Na comemoração, levou a mão no ouvido e olhou para a torcida, como forma de desabafo pelas críticas após o atraso na reapresentação pós-Copa América. Com o time brigando contra o rebaixamento e precisando vencer, a torcida relevou.
Em vantagem no placar, restou ao Grêmio manter o controle do jogo e segurar os três pontos. Aos poucos, Renato fez substituições conforme o desgaste dos jogadores e, em uma das trocas, promoveu a estreia de Matías Arezo.
Com o número 9 estampado nas costas, o centroavante uruguaio deu opção e tentou um arremate sem perigo ao goleiro. Mas no último lance do jogo, Arezo recebeu na área, girou em cima do zagueiro e sofreu pênalti. Reinaldo marcou e garantiu a festa de mais de 14 mil gremistas na serra gaúcha.
Um resultado que pode representar a mudança de ares na temporada do clube gaúcho. Além da vitória, nesta semana o Grêmio teve confirmação do retorno da Arena para início de setembro, a chegada de três reforços e Diego Costa voltando a treinar com bola.
– Era um adversário direto e precisávamos dos três pontos. Temos mais uma pedreira na quinta-feira. Essa vitória faz com que a confiança volte para o grupo. Em vários jogos mostraram que tiveram atitude. É isso que precisamos ter contra o Corinthians – destacou Renato na entrevista coletiva.
A vitória não tira da zona de rebaixamento, mas ao menos o Tricolor ganha uma luz na briga para deixar Z-4. Na próxima rodada, encara o Corinthians, na Neo Química Arena, em mais um confronto direto. Pontuar é fundamental para manter a confiança, até porque a equipe gaúcha ainda tem dois jogos a serem recuperados no Brasileirão.
No momento, o que o Grêmio precisa é de uma sequência de bons resultados para manter o ambiente confiante. A luta no Campeonato Brasileiro ainda está longe de acabar, mas quem sabe essa vitória não seja a virada de chave para a recuperação.
Fonte: GE
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site