MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIA 28 DE JUNHO
Uma das culturas de inverno, a canola tem ganhado destaque nos campos da região, muito além das belas paisagens que são propiciadas no período de floração. Em Guarani das Missões, a estimativa da Emater é de haja mais de 500 hectares destinadas à cultura.
Um dos agricultores que apostou na canola foi Jairsinho Karlec. O produtor investiu pela primeira vez na cultura, realizando a semeadura de 70 hectares, cujas áreas estão localizadas na Linha Pinheiro Machado e Campo Novo. ‘‘É uma excelente opção para rotação de cultura, além de ter uma boa lucratividade e baixo investimento’’, disse em entrevista.
Outro motivo que o levou a investir na cultura foi o alto investimento no trigo e baixo preço pago pela saca na comercialização. Com a canola, uma das vantagens é a baixa manutenção, a exemplo de aplicações de fungicidas e herbicidas que são realizadas menos vezes do que em outras culturas de inverno.
Entretanto, o produtor enalteceu que a cultura exige cuidado redobrado no plantio para garantir um bom estande de plantas. Além disso, um dos maiores investimentos é com a aquisição da semente que possui um custo alto para implementação. Até então, o clima tem colaborado e não trouxe problemas no desenvolvimento das plantas. A preocupação nos próximos dias é com a geada que pode vir a comprometer a rentabilidade.
Segundo Adilson Webler, Técnico da Emater de Guarani das Missões, o plantio da cultura teve início no final de março, se estendendo até o final do mês de junho. As áreas com plantio precoce já apresentam floração, como é o caso de parte da área do produtor Jairsinho, em que a floração abrange 20% das plantas. Entretanto, também é possível encontrar áreas recém semeadas.
Com o favorecimento do clima, a cultura se desenvolve bem. O risco maior é com a geada caso ela ocorra no período de formação da siliqua (vagem).
A implantação da canola traz alguns benefícios, dentre eles o controle de ervas daninhas que pode ser feito com mais eficácia. Além disso, o Técnico da Emater enaltece que a área destinada à cultura tem aumentado no Município e na região, acompanhando a perspectiva de preço atrativo e com menor gasto para implantação e manutenção.
Segundo o Informativo Conjuntural da Emater, em 2023, a área cultivada alcançou 77.418 hectares, com uma produtividade média de 1.474 kg/ha (dados do IBGE). Os resultados preliminares do levantamento de intenção de plantio para a safra 2024 indicam um crescimento significativo em comparação com o ano anterior, atribuído em parte aos resultados satisfatórios alcançados na última safra, que proporcionaram uma compensação econômica positiva, especialmente diante das dificuldades observadas em outras culturas de inverno.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site