MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIA 21 DE JUNHO DE 2024
Em Guarani das Missões, várias culturas de inverno foram implementadas desde as últimas semanas. Segundo Marcelo Machado, Extensionista da Emater do Município, o destaque é para o trigo, canola e pastagens forrageiras como aveia, azevém e triticale.
A cultura que apresenta maior área é o trigo, com 6.500 hectares. ”Mais de 80% já foi plantado. Os produtores aproveitaram o tempo bom dos últimos dias para realizar a implementação”, disse em entrevista ao salientar também que ouve uma pequena redução na área destinada ao cultivo. A expectativa inicial é de que o rendimento alcance 3.500 kg por hectare, mesmo com o atraso do plantio.
Outra importante cultura é a aveia, com cerca de 2 mil hectares. No caso do triticale, são 500 hectares implantadas. Nos dois casos, boa parte é destinada para alimentação animal. A área da canola varia entre 200 a 400 hectares.
Importante setor no Município, a produção leiteira deverá ter diminuição no número de litros produzidos anualmente. ”Em decorrência da deficiência de forrageiras, ocasionado pela dificuldade na semeadura e desenvolvimento das forrageiras, estima-se uma redução de 12% no volume”, disse Marcelo. A média de produção anual é de aproximadamente 17 milhões de litros de leite, resultando em uma movimentação que chega a R$3 milhões no Município. Hoje, são em torno de 150 produtores envolvidos na atividade.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site