Buscando resgatar a originalidade da Oktoberfest Missões, presidente destaca novidades na programação

  • 30 de junho de 2024
  • Geral
Buscando resgatar a originalidade da Oktoberfest Missões, presidente destaca novidades na programação
Compartilhe

MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIA 21 DE JUNHO DE 2024

Com exclusividade, o Jornal Gazeta Integração conversou com Emerson Costa, presidente da 28ª Oktoberfest Missões. Ele comanda a organização da festa, que será realizada entre 9 e 13 de outubro de 2024, no Parque Municipal de Exposições. Como ocorre todos os anos, Cerro Largo terá dois feriados em meio a programação da Oktober, no dia 10, quinta-feira (Municipal) e no dia 12, sábado (Nacional).

ESTANDES
Na quinta-feira, 20 de junho, a Associação Comercial e Industrial – ACI, promotora do evento, abriu a comercialização de espaços internos para a Oktoberfest Missões. No primeiro momento, a preferência é dos associados da ACI, cuja reserva pôde ser realizada até o dia 27 de junho. ”O associado contará com vantagens especiais para garantir seu estande, contando com valor menor e opção de parcelamento”, disse.

Ao todo, são 34 espaços internos; destes, 16 estão situados no Pavilhão B e os demais no A, ao lado do Pavilhão Central de bailes. A maioria dos espaços disponíveis compreende metragem de 3 metros x 3 metros. A exceção é de duas opções no Pavilhão A, com área de 24m² cada. O B possui um espaço maior, com 18m².

As inscrições para empresas não associadas iniciaram no dia 28 de junho, se estendendo até 5 de julho, caso ainda existam opções disponíveis. Segundo o Presidente da Festa, nesse segundo momento, a Associação Comercial estará concedendo vantagem às empresas que confirmarem espaço mediante a associação à ACI.

A expectativa é de que a abertura para comercialização dos estandes externos inicie na primeira quinzena de julho. A organização não divulgou o número de espaços que estarão disponíveis para o setor industrial e agrícola. Entretanto, o Presidente enfatizou que foi realizado um estudo técnico para ampliar o número de estandes. ”Queremos viabilizar de forma facilitada a presença do comércio local”, enfatizou.

COMISSÃO CENTRAL E LANÇAMENTO OFICIAL
Como já foi anunciado anteriormente, a ACI divulgará a relação completa de pessoas envolvidas nas comissões da festa. A apresentação das oito comissões, envolvendo ao todo aproximadamente 30 pessoas, deverá acontecer no dia do lançamento oficial do evento, ainda sem data divulgada.

O evento de lançamento também deverá culminar com a apresentação dos trajes das soberanas, eleitas no último dia da edição do ano passado. A confecção dos vestidos está em fase de finalização.

SOBERANAS
Desde a eleição, a nova corte, composta pela Rainha Débora Bogorni e princesas Adriane de Moura da Rosa e Milena Haab Stracke, está participando de eventos pela região. Segundo Emerson, uma das metas da Oktoberfest é marcar presença na comunidade local. ”Estamos trabalhando para tornar a Oktoberfest ainda mais participativa e a comunidade também mais atuante na festa, com opções para todos os gostos e públicos”, disse.

NOVIDADES PARA A EDIÇÃO
O Presidente reiterou que o evento deste ano contará com novidades, uma delas é o incentivo ainda maior às atividades culturais. O Palco Alternativo passará a se chamar Palco Cultural, compreendendo atividades musicais e artísticas com intuito de valorizar e evidenciar a cultura e costumes germânicos.

Além disso, trazendo mais dinâmica ao evento e interagindo com o público, a 28ª Oktoberfest contará com o Rádio do Parque. ”De forma dinâmica, queremos melhor recepcionar a comunidade local e regional”, reiterou.

ETNIA ALEMÃ EM EVIDÊNCIA
No ano em que se comemora os 200 anos da imigração alemã do Estado do Rio Grande do Sul, a Oktoberfest Missões assume o compromisso de resgatar e ampliar a disseminação da cultura. ”Com a realização desta edição, queremos resgatar e ampliar o contato com a cultura alemã que dá significado à festa, mediante o incentivo ao uso de trajes típicos e por meio de ações sobre a temática nas escolas e participação da comunidade. A ideia também é promover um contato com a culinária típica”, disse. Além disso, Emerson adiantou que a comissão da Oktoberfest Missões faz um estudo para a possibilidade da criação de uma etnia alemã no Município.

PROGRAMAÇÃO
Buscando resgatar a essência do evento, a Oktoberfest Missões contará com a realização do concurso de leitura em língua alemã. Para este ano, será incorporada à programação concurso de desenho artístico sobre a etnia, cujos desenhos serão expostos durante a festa, em evento especial destinado aos alunos das escolas no dia 11 de outubro, sexta-feira.

Sem adiantar nomes das atrações, Emerson informou que as bandas para os bailes estão todas contratadas, bem como as atrações locais. Embora ainda haja algumas definições a serem feitas, o presidente da Oktoberfest Missões observa que as atrações da programação são pensadas para atender todos os públicos e idades.

A programação também prevê a realização do tradicional concurso de ornamentação de casas e prédios comerciais. Entretanto, Emerson disse que a edição deste ano terá novidades que ainda serão anunciadas futuramente.

QUEM É O PRESIDENTE DA FESTA
Emerson Costa é cerro-larguense, nascido na Linha Santa Cruz. Aos 12 anos começou a trabalhar na cidade. Depois de passar por três empresas, abriu a sua própria firma, em 1998, a Emer Visual. É integrante do Grupo Folclórico Heimatland há 12 anos.

Sobre a experiência de presidir a feira, ele observa que não almejou a posição de presidente, mas sempre admirou o trabalho realizado em todas as edições. ”Recebi a indicação do meu nome com alegria, mas com um enorme comprometimento para com a realização do evento”, explicou. Neste ano, a diretoria da ACI optou por descentralizar o comando da Oktoberfest, passando a responsabilidade na organização do evento para uma comissão específica, que tem como presidente Emerson Costa.