MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIA 24 DE MAIO DE 2024
Em 65 anos de emancipação, o Poder Legislativo sempre atuou para o crescimento e fortalecimento do Município. Neste ano em que o município completa 65 anos de emancipação política e administrativa, o Poder Legislativo está sendo presidido pelo Vereador Prof. Orly Inácio Reidel, que cumpre o seu primeiro mandato.
O Vereador e Presidente destacou diversos aspectos quanto à atuação dos vereadores nesta atual legislatura na “Capital Polonesa dos Gaúchos” e que valorizam este poder como de suma importância para a comunidade. Os que foram eleitos pelo povo representam 100% dos cidadãos e, em nome deles, fazem as leis, fiscalizam e reivindicam.
Prof. Orly destacou alguns Projetos de Lei que chegaram ao Legislativo nos últimos três anos e que tem grande repercussão na vida de toda a comunidade, bem como na vida dos servidores públicos, entre eles: o novo Regime Jurídico dos Servidores Municipais; o novo Código de Posturas; a aprovação de financiamento no valor de dois milhões de reais para a realização de diversas obras de melhoria na infraestrutura do município (calçamentos e asfaltamentos). Foram Projetos amplamente debatidos, sofreram emendas e alterações, por exemplo, para garantir que os servidores públicos continuassem a ter, no plano de carreira geral, os anuênios e o prêmio assiduidade.
Várias foram, também, as iniciativas dos vereadores com a apresentação de Projetos de Lei em favor da melhoria de vida e atendimento às pessoas. ”Por exemplo, os servidores públicos não recebiam vale Alimentação no período de férias e agora passaram a receber”, disse em entrevista.
Por iniciativa de vereador e aprovação do plenário, foi instituído o serviço de psicologia e serviço social na rede municipal de educação; foi instituída a Política Municipal de Atenção e Cuidados com as pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista); aprovado o projeto de Cooficialização da língua Polonesa em Guarani das Missões como forma de realçar a história e tradição dos antepassados, estimular o cultivo da fala em polonês e para aprofundar as relações com as instituições polônicas no Brasil e com a própria Polônia.
Outro ponto enaltecido foi a criação, por lei, de um cadastro de doadores voluntários de sangue; foi apresentado e aprovado projeto de lei que regulamenta o transporte escolar na área urbana, assegurando às crianças um adequado e seguro transporte até a escola e até as proximidades de suas residências. Por iniciativa e aprovação dos vereadores foi determinada “mão única” em frente à escola São José, objetivando maior segurança à família escolar.
O Vereador Orly frisou ainda que no ano de 2021 e 2022 houve duas emendas à Lei Orgânica Municipal para viabilizar aos vereadores a destinação de recursos para setores da administração pública e entidades civis organizadas através de Emendas Parlamentares Impositivas Individuais e de Bancada. Isso, na opinião do presidente Orly, possibilitou aos representantes do povo uma maior e efetiva participação na administração pública. Basta lembrar das diversas entidades que receberam recursos por meio de emendas dos vereadores e melhoraram significativamente suas estruturas de trabalho, de encontros, de convivência e para a realização de eventos sociais e de cursos de formação.
Em relação à política propriamente dita, o Prof. Orly manifestou o desejo de ver as lideranças de todos os setores da sociedade e, particularmente, as lideranças dos partidos, em um esforço para superar a prática administrativa orientada pelo “partidarismo” por uma prática orientada pelo “público”, com menos acento nos partidos e mais foco no interesse público. Tudo pelo bem comum dos cidadãos!
Ao finalizar a nossa entrevista, o presidente do Legislativo reiterou a disposição de todos os vereadores seguirem trabalhando por um Guarani cada vez melhor de se viver e fez questão de parabenizar a todos os munícipes pelos 65 Anos da Capital Polonesa dos Gaúchos!
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site