Grupos da Terceira Idade: suporte ao idoso na melhor idade

  • 21 de maio de 2024
  • Geral
Grupos da Terceira Idade: suporte ao idoso na melhor idade
Compartilhe

A população de idosos no mundo tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. Com o aumento da longevidade, ações são realizadas com o intuito de promover assistência às pessoas idosas, bem como promover práticas sociais que disseminem seus direitos e necessidades em meio à sociedade.

Como forma de integração e união da classe, muitos grupos de Terceira Idade surgiram, realizando múltiplas atividades para seus sócios, promovendo também melhoria na condição de saúde. Em Cerro Largo, por exemplo, são 16 grupos organizados. Fazendo parte da Regional 6, os representantes se reúnem mensalmente com os demais grupos integrantes para definir ações a curto e médio prazo.

No mês de abril, o encontro da Regional ocorreu na segunda-feira, 29 de abril, na sede da URI, registrando também a presença de representante dos demais grupos. Além de Cerro Largo, estão integrados um grupo dos Municípios de Rolador, Ubiretama e Campina das Missões, totalizando 19 grupos filiados e cerca de mil associados ativos.

AÇÕES DE INTEGRAÇÃO
Fundada em 2000, a Regional 6, juntamente com seus grupos organizados, promove diversas ações em benefício dos idosos, principalmente voltado aos associados que pagam um valor de R$10 por ano para se associarem a algum grupo. A metade do valor é destinada à Federação Estadual dos Clubes da Terceira Idade-FECTIRGS.

Vinculados aos grupos da Terceira Idade, os idosos obtêm vantagens. Em entrevista ao Jornal Gazeta, o Presidente da Regional 6, Afonso Inácio Kotz, e o Coordenador Geral, Pedro Butzen, enalteceram os vários serviços disponíveis. Mediante destinações do Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas, é possível fazer a aquisição de diversos materiais que auxiliam os idosos em suas necessidades.

Hoje a Regional 6 possui uma sala de equipamentos, espaço físico cedido pela URI Cerro Largo. O local abriga fraldas, cadeiras de rosa, muletas, andadores e outros aparelhos que podem ser requisitados pelos idosos quando haver necessidade. ‘‘Todos os equipamentos podem ser retirados gratuitamente. No caso das fraldas, o limite mensal é de dois pacotes por pessoa’’, disse Pedro Butzen. Somente em 2013 foram distribuídas mais de 14 mil fraldas aos idosos conveniados.

Para o Presidente da Regional 6, a união dos idosos dá força à Associação. ‘‘Com as ações promovemos qualidade de vida. Juntos, temos mais força e promovemos mais visibilidade para as causas voltadas à terceira idade, bem como promovemos o resgate à vida e inclusão social da melhor idade com a participação em eventos, como os tradicionais bailes da terceira idade, e os eventos esportivos’’, disse o Presidente Afonso.

CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS
Com foco nas demandas dos idosos, a Regional 6 também promove cursos e capacitações familiares dos idosos associados. É o caso do curso de cuidador de idosos que deverá ser realizado ainda neste ano. Além disso, são promovidas palestras e outros cursos com temas relacionados à terceira idade

DEMANDAS POLÍTICAS
Como forma de receber apoio em políticas públicas, a Regional também irá redigir um documento que será entregue para os candidatos ao legislativo e executivo, após a formalização da candidatura. O assunto pautado na reunião da segunda-feira leva em conta a necessidade dos políticos também destinarem seus esforços à terceira idade.