MATÉRIA PUBLICADA NA VERSÃO IMPRESSA EM 5 DE ABRIL
A sexta-feira, 5 de abril, marca o fechamento de um ciclo para Sandro Silvino dos Santos, de 42 anos, natural de Guarani das Missões. Depois de três anos, ele se despede da Secretaria de Obras de Guarani das Missões.
Casado, pai de três filhos e Servidor Público há 18 anos, Sandro atuou por vários anos como funcionário da Secretaria, realizando trabalho como instalador hidráulico. Em 2021, a convite, surgiu a oportunidade de chefiar o setor de obras. ”Foi um grande desafio, sempre buscando realizar os serviços da melhor forma possível”, disse.
Morador do Bairro Esperança, ele também foi coordenador do Esporte do Município em 2012, foi presidente do RPPS, em 2014 e presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos SEMUGA, em 2019.
PANDEMIA E SECA
Um dos grandes trabalhos frente à Secretaria foi a assistência à população com diversos serviços ofertados pelo setor. Quando assumiu a pasta, o período era de pandemia, momento em que adequações na organização do trabalho foram feitas. Ele citou que o trabalho funcionava de forma escalonada, de modo a evitar a aglomeração. No período, a Secretaria de Obras perdeu dois funcionários, um deles devido à Covid.
Além disso, o Município de Guarani das Missões enfrentou duas severas secas, o que enalteceu ainda mais a importância do trabalho realizado pela equipe de obras no atendimento, principalmente, das pessoas residentes na área rural.
Com a Defesa Civil, também coordenada por Sandro, a ação de auxílio à população contou com a abertura de açudes e bebedouros e repasse de água potável às famílias que necessitavam. Nesse processo, foi adquirido um tanque para transporte e armazenamento de água com capacidade para 5 mil litros. No Município, as comunidades de Jacu e Tapera foram as que mais receberam assistência com o caminhão, com a distribuição diária de água potável para consumo. Em decorrência da seca, a Secretaria de Obras não conseguiu dar sequência em outros trabalhos corriqueiros, como a manutenção das estradas.
Além disso, por meio da Defesa Civil, a Secretaria de Obras fez o repasse de cestas básicas às famílias que foram atingidas pela seca. A primeira etapa compreendeu o repasse de 300 unidades. No ano passado, outras 900 foram repassadas à comunidade.
Após dois anos de seca, no ano passado, o desafio da Secretaria de Obras foi atender a demanda em decorrência de fortes chuvas e temporais, que causaram vários estragos no Município. ”Superamos as dificuldades na época da estiagem e depois vieram as enxurradas, danificando 90% das estradas da zona rural”, explica.
Sandro enalteceu ainda que, apesar dos estragos causados, o Município não teve parada na circulação de veículos. Com os temporais, a Secretaria esteve envolvida diretamente na assistência às famílias atingidas, fornecendo, por exemplo, telhas para cobrir as residências.
TRABALHO DIÁRIO
O trabalho na Secretaria de Obras também esteve voltado à manutenção de espaços públicos, com destaque para o embelezamento da cidade e manutenção das ruas com manta asfáltica. Além disso, o trabalho constante também abrangeu a melhoria nas tubulações, tanto na cidade quanto no interior.
MAQUINÁRIO
Hoje, a Secretaria de Obras conta com a atuação de 37 servidores e vários maquinários que auxiliam nos trabalhos:
* 3 caminhões truque
* 1 caminhão baú
* 1 veículo manutenção elétrica
* 2 motoniveladoras
* 1 caminhão de coleta de resíduos
* 1 rolo compactador
* 3 retroescavadeiras
* 1 escavadeira hidráulica
* 1 caminhão prancha
* 1 pá carregadeira
2 veículos de passeio
AGRADECIMENTO
Ao se despedir da Secretaria de Obras, seguindo um novo desafio a partir da próxima semana, Sandro agradece à comunidade pelo apoio. ”Fizemos o melhor que pudemos para atender todas as demandas e à população. Peço desculpas caso alguém não foi atendido da forma como gostaria”, disse.
Ele agradece também ao Partido PP, à administração municipal e aos colegas servidores pelo apoio e parceria durante o período de atividade na Secretaria. Além disso, deseja sucesso ao novo Secretário que será empossado.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site