Cerro Largo ultrapassa mil casos de dengue

Cerro Largo ultrapassa mil casos de dengue e Secretaria de Saúde intensifica ações de combate
Compartilhe

Segundo dados do Painel da Dengue, coletados na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, o Município alcançou 1.036 casos de dengue e mais de 1.400 notificações. O número coloca Cerro Largo entre os Municípios do Estado com mais casos em 2024. No ano passado, o mesmo Painel mostrou apenas 51 notificações e apenas 14 casos confirmados.

Diante da demanda, a Secretaria de Saúde adota ações para auxiliar o atendimento à população. Há algumas semanas, o Posto de Saúde Central funciona também aos sábados. Na última semana, o atendimento também ocorreu no domingo.

Em entrevista ao Jornal Gazeta, na edição impressa do dia 5 de abril, Cleber Ortiz, Secretário de Saúde, enalteceu que o Município trabalha incansavelmente com as equipes de agentes de endemias e agentes de saúde na orientação de limpeza de pátios e fiscalização, bem como em mutirões de limpeza e na aplicação de inseticida, todas as ações visando coibir a disseminação do mosquito causador da dengue e de outras doenças. ”Também está sendo realizado a aplicação de inseticida (fumacê) em todo o município, nos três ciclos, como manda o protocolo do Ministério da Saúde”, disse. A mais recente aplicação ocorreu no início do mês de abril. Além disso, as ações da Secretaria visam a conscientização da população, a exemplo de ações que são realizadas em escolas com alunos e professores.

O Secretário enalteceu que a Secretaria da Saúde investiu mais de R$200 mil para assistência voltada à dengue, incluindo a contratação temporária de profissionais e recursos voltados à medicamentos, produtos ambulatoriais e outros. ”Nossas equipes de Saúde estão trabalhando incansavelmente para um atendimento qualificado à nossa população. A demanda é muito grande, mas temos uma excelente equipe de atendimento dentro das nossas unidades”, explicou.

Com a procura em alta, o Posto de Saúde registrou cerca de 150 atendimentos no final de semana de Páscoa (sábado e domingo). O Hospital de Caridade Serro Azul também está recebendo muitas pessoas com sintomas da doença. Segundo Tânia Poersch, Enfermeira Técnica Responsável, no último final de semana de março, no atendimento de quinta-feira (27 de março) até segunda pela manhã (primeiro de abril), foram atendidas mais de 300 pessoas. ”Hoje, mais de 90% dos casos que chegam à AHCASA são de pessoas com sintomas de dengue e temos muitas internações em decorrência dela”, disse em entrevista.

A recomendação inicial é de que a pessoa com sintoma da doença procure o Posto de Saúde. ”O encaminhamento para o Hospital leva em conta a necessidade de hidratação endovenosa, casos de vômito que não melhoram com medicação oral e pacientes com febre, cuja medicação também não promove melhora”, acrescentou Tânia. Vale ressaltar que o procedimento de hidratação endovenosa também é realizado nos Postos de Saúde.