A mulher que representa meu Município passa pelas mãos de Viviane Borghetti

  • 8 de abril de 2024
  • Geral
A mulher que representa meu Município passa pelas mãos de Viviane Borghetti
Compartilhe

MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIA 8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Há mais de 15 anos, Viviane Borghetti atua na preparação das candidatas que concorrem à corte de festas e feiras, bem como ao título de soberana do seu Município. Em sua trajetória, foram mais de 800 meninas candidatas treinadas, abrangendo atuação em diversos Municípios da região. A seguir, confira o bate papo sobre o trabalho e dedicação à ação de qualificar essas mulheres:

Jornal: Como iniciou o trabalho de treinamento das cortes que concorrem à soberanas de seus Municípios, festas ou feiras?
Viviane: Iniciei nesse trabalho “auxiliando” a ACI de Cerro Largo, fazendo parte da Comissão Social, sendo responsável pela organização da escolha das Soberanas da Oktoberfest Missões. No começo eu era apenas um membro da comissão e no ano de 2008 fiquei responsável por toda a organização, assumindo também a preparação das candidatas. Foi nesse período que criei meu próprio método, visando o que acreditava se essencial de verdade para uma ‘boa apresentação’.

Jornal: Como surgiu o interesse por trabalhar com esse segmento?
Viviane: Quando mais nova, participei de vários concursos de beleza e culturais, o que me trouxe experiência real de ser uma candidata. Com o envolvimento na comunidade cerro-larguense nos eventos, senti a necessidade de ter um “método” para preparar de verdade as candidatas inscritas nesses concursos, pois como candidata e depois auxiliando as meninas, sentia que elas tinham vergonha, medo, insegurança para falar em público, desfilar, se expressar se auto apresentar, o que é extremamente normal nesse processo. Porém, para elas era um sonho alcançar aquele título e ter esses sentimentos e atitudes não era bom. Foi então que com minhas formações em desenvolvimento humano e gestão de pessoas, pude auxiliar cada menina em cada etapa do concurso.

Jornal: Que ensinamentos/conhecimentos as candidatas adquirem?
Viviane: Ajudo elas a se auto conhecer, a lidar com seus sentimentos e emoções, que possam controlar o nervosismo, o medo e a ansiedade e que fortaleçam suas características positivas. Ajudo a ter uma boa dicção, uma boa oratória, que ajude também a melhorar sua performance em uma passarela, na sua postura e regras básicas de etiqueta. Além disso, presto auxílio no seu marketing pessoal e digital através da sua expressão em mídias sociais, pois quando a menina se inscreve para ser uma candidata, ela é muito vista e “falada” e com isso elas precisam aprender a lidar com opiniões e até julgamentos que inevitavelmente e infelizmente acontecem. Sua conduta pessoal e digital pesa muito hoje, vivendo em uma sociedade ativamente e digital.

Jornal: O que te inspirou para seguir esse ramo?
Viviane: No ano de 2008 fui “Embaixatriz do Turismo de Cerro Largo, e participei do concurso Estadual que aconteceu em Bento Gonçalves, uma escolha envolvendo beleza e cultura. Minha inspiração de preparação veio, primeiramente, dessa participação, pois tratava e preparava a candidata como um todo. Foram três dias preparação para a escolha final. Também me inspirei no Garota Verão, concurso que levei o nome de Cerro Largo para a grande final estadual, na beira mar de Capão da Canoa. Para esse concurso eram quatro dias de evento, três só de preparação, o que também me trouxe muito conhecimento e inspiração. Além disso, cada concurso que participei me inspira em algo que utilizo no meu método, para que de fato a menina seja muito bem preparada para as etapas de avaliação.