Pe. Marcos Bialozor celebrou 15 anos de vida sacerdotal

  • 19 de março de 2024
  • Geral
Pe. Marcos Bialozor celebrou 15 anos de vida sacerdotal
Compartilhe

MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA EM 8 DE MARÇO

O Padre Marcos é natural de Guarani das Missões e foi nesta cidade que iniciou sua carreira religiosa, a partir da Ordenação, no ano de 2009. Antes, estudou no Seminário de Passo Fundo durante três anos, depois do noviciado em Porto Alegre e ainda cursou a Faculdade de Filosofia em Curitiba. “Foram sete anos de muito estudo”, relembra o atual Pároco de Cerro Largo.

Depois da ordenação, seu primeiro trabalho efetivo como padre foi a função de Vigário Paroquial em Curitiba-PR. Depois passou pelas Dioceses de Passo Fundo e Porto Alegre e ainda teve um curso na Terra Santa, em Israel, nos anos de 2011 e 2012. Passou ainda pelas paróquias de Três de Maio e Giruá, antes de estabelecer-se em Cerro Largo.

DROGAS
Na região, o Padre Marcos considera como um dos principais problemas atualmente, a considerável incidência de drogas em cidades pequenas, como é o caso da sua terra natal, Guarani das Missões, e na cidade onde trabalha atualmente, Cerro Largo. “É uma realidade que choca”, observou, salientando que todos os segmentos da sociedade devem tentar fazer a sua parte para amenizar a situação.

DESENVOLVIMENTO
Mas falando em coisas boas, Pe. Marcos destaca que em Cerro Largo encontrou um povo acolhedor e comunidades muito desenvolvidas. “Aqui temos muita agricultura familiar, pequenas propriedades, subsistência, casas muito bonitas e organizadas. Em todas as comunidades existem igrejas ou capelas e sentimos que o povo quer a presença do padre, por isso estamos realizando muitas visitas, principalmente no interior do município”.

IGREJA ABERTA
Uma inovação apresentada desde que assumiu a Paróquia Sagrada Família, foi deixar a igreja aberta para visitas da população. “As portas da frente da igreja estão sempre abertas, durante o horário de expediente. Já pelo livro de presenças, notamos que a freqüência das pessoas dobrou de interesse, em pouco tempo”, disse o padre. E citou uma frase do Papa Francisco: “Igreja fechada é Museu”.

INOVAÇÕES NA PÁSCOA
Pe. Marcos adiantou que a programação de Páscoa terá algumas novidades, entre as quais, uma procissão luminosa, na Gruta da Caçador, além da já tradicional Missa de lava pés.
Sobre a Campanha da Fraternidade, que tem como lema “Vós sois todos irmãos”, com o objetivo de aproximar as pessoas, disse que o principal trabalho está sendo realizado com palestras de conscientização, junto às escolas. “Precisamos unir mais as pessoas, em todos os sentidos”, explicou.

Fonte: Jornal Gazeta