Autoridades e comunidade debatem a situação da dengue em Cerro Largo

  • 21 de fevereiro de 2024
  • Saúde
Autoridades e comunidade debatem a situação da dengue em Cerro Largo
Compartilhe

Os vereadores Artêmio Winter e Marta Schoffen, protocolaram uma reunião de trabalho com o objetivo de debater a proliferação de dengue no Município. O encontro, realizado na quarta-feira, 21 de fevereiro, contou com a participação do Poder Público, Secretários, representantes de entidades, Universidade e Escolas. Segundo os organizadores, a ação visou unir forças e debater estratégias de enfrentamento à doença.

Dentre os tópicos abordados, o executivo municipal trouxe um panorama de ações realizadas. Segundo o Prefeito Paulo Kipper, no início desta semana, foi anunciada a realização de mutirões nos locais com maior índice de casos, no Bairro Irmão Gabriel, Padre Traezel e Santo Antônio. Na terça-feira, a Prefeitura Municipal emitiu decreto de situação de emergência em decorrência da dengue. Além disso, o Prefeito enalteceu conversa com a Coordenadoria Regional de Saúde em busca de recursos e ações de contingência.

A Secretaria de Saúde trouxe um panorama dos casos. Com dados atualizados semanalmente, o Município registrou, até a quarta-feira, 21 de fevereiro, 263 casos; 6 em suspeita; 180 recuperados e 83 ativos.

segundo o Secretário Cleber Ortiz de Matos e equipe de saúde e endemias, várias ações realizadas desde o primeiro caso detectado, em dezembro de 2023. A equipe evidenciou o trabalho de conscientização na comunidade, a distribuição de kits de tratamento para caixas de água e cisternas, colocação de armadilhas em vários pontos da cidade, bem como a dedetização com produto utilizando máquina costal e a colocação de inseticida nas quase 500 bocas de lobo do Município.

Nas escolas, o trabalho de conscientização também é realizado, pautando a necessidade dos estudantes levarem e aplicarem o conhecimento sobre a prevenção à dengue para suas famílias. Nesse setor, o poder público municipal fez a solicitação à Coordenadoria Regional de Educação para o envio de mais materiais informativos para serem distribuídos nas escolas.

Sobre a realização dos mutirões, o vereador Artêmio Winter enfatizou a ideia da realização de uma ação coletiva em toda a cidade e a possibilidade de destinação de mais maquinários da Secretaria de Obras para os mutirões e coleta de materiais em frente às casas. Também se pautou um olhar especial para oficinas e ferros-velhos, em uma iniciativa para o recolhimento de pneus e entulhos. A Secretaria de Saúde defendeu a contratação de um médico e enfermeiro para o melhor manejo clínico no atendimento aos pacientes.

Além disso, representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul, câmpus Cerro Largo – Diretor Bruno Wenzel e Agrônomo Adair Schmitt, enalteceram opções de controle ao mosquito transmissor da dengue. Uma das alternativas é o método Wolbachia, da Fiocruz, que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, contribuindo para a redução da transmissão de arboviroses. A bactéria se faz presente em 60% dos insetos, mas não pode ser encontrada naturalmente nos Aedes aegypti. O método já foi utilizado em cinco cidades brasileiras, com expectativa da Fiocruz de disponibilizar a bactéria para 70% dos Municípios do País em cinco anos.

Outra opção é a liberação do larvicida biológico BTI, com aplicação em arroios, utilizado para eliminar larvas do mosquito borrachudo. O custo é considerado alto, mas o produto é eficiente. Essa ação já é realizada, por exemplo, no Município de Encantado-RS.