Segundo a Fonoaudióloga Bianca Ten Caten, o zumbido é um sintoma – e não uma doença específica – o que significa que ele pode ter uma ou várias causas, como acontece com a febre ou com a dor de cabeça. Pode aparecer em qualquer idade, inclusive nas crianças, mas é mais frequente na terceira idade.
Causas:
Segundo a profissional, é possível citar o excesso de cera, infecções e lesões do ouvido como causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma.
Cabe salientar que os sintomas afetam desde crianças até idosos. Além disso, cerca de 90% das pessoas que tem zumbido possuem perda auditiva associada . Outras causas podem estar relacionadas a infecção, lesão e até mesmo tumor no nervo auditivo.
Tipos:
– apito ou outro chiado
– enxame de abelha
– barulho de motor
A Fonoaudióloga enaltece que o zumbido pode causar bastante incômodo. ‘‘Pode ser sentido em uma ou nas duas orelhas e até mesmo na cabeça, trazendo incômodos para dormir e na concentração para realizar atividades do dia a dia’’, disse em entrevista.
Tratamento
O tratamento para a causa é individualizado. Algumas pessoas possuem o zumbido pelo excesso de cera. Bianca enaltece que nesses casos NÃO se deve fazer a introdução do cone chinês. ‘‘Além de não remover a cera, piora o quadro, podendo causar perfuração no tímpano’’, complementou.
Para resolver o incômodo do zumbido, é recomendado procurar um profissional da área. O profissional de fonoaudiologia realiza exame completo de audição como audiometria, imitanciometria e acufenometria (específico para zumbido) e disponibiliza os aparelhos com tecnologia anti zumbido.
Fonte: Jornal Gazeta Integração
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site