Workshop promoveu orientação para pais no desenvolvimento dos filhos

  • 19 de janeiro de 2024
  • Geral
Workshop promoveu orientação para pais no desenvolvimento dos filhos
Compartilhe

Pais e mães se reuniram no auditório da ACI Cerro Largo para o whorkshop ‘‘Laços que ensinam’’. O evento, realizado na última quarta-feira, 10 de dezembro, foi idealizado pela Educadora Parental Luiza da Silva. A estudiosa, que também é especialista em Disciplina Positiva, promoveu um momento de interação com os pais, objetivando que a relação com os filhos possa gerar habilidades de vida. De forma lúdica, os participantes puderam se engajar nas ações, compartilhando a sua vivência pessoal na educação dos filhos.

SER GENTIL E FIRME AO MESMO TEMPO
Luiza trouxe ao conhecimento dos participantes o Estilo Parental Firme e o Estilo Parental Muito Gentil, oportunidade em que cada pai e mãe pôde analisar o seu uso no dia a dia. Para Luiza, o ideal é ser adepto do Estilo Gentil e Firme ao mesmo tempo. ‘‘No estilo firme, é uma conversa de autoritarismo, onde não há muita conversa. O ideal é utilizarmos os dois juntos porque ao mesmo tempo em que se acolhe e abraça a criança, você coloca limites de escolha’’, disse.

Os pais também puderam analisar os comportamentos desafiadores do dia a dia como o medo, birra, problemas na comunicação, alimentação e sono. No segmento do desenvolvimento de habilidades para a vida, foram enaltecidos a busca pelos filhos serem pessoas com responsabilidade, autonomia, gentis, organizadas e compreensivas.

DISCIPLINA POSITIVA
Como forma de aprimorar a comunicação e relação com as crianças, Luiza trouxe alguns critérios da Disciplina Positiva. Em suas teses, defende uma educação não punitiva. ‘‘Defende-se que o respeito mútuo, a conexão, a gentileza e a firmeza ao mesmo tempo são capazes de criar pessoas responsáveis, resilientes, com autodisciplina, cooperativos e habilidades para resolver problemas, entre outros’’, afirmou.

Fonte: Jornal Gazeta Integração