Festival de Paródias “Missões Pela Vida” 2023, foi realizado na cidade de Pirapó, dentro da programação das festividades dos 36 anos do município. Evento organizado pelas Primeiras-damas dos municípios missioneiros, reuniu centenas de estudantes, alunos do ensino médio e ensino fundamental, das escolas públicas da região, que apresentarem 26 paródias, com temas como drogas, bulling e violência. Um verdadeiro show de talentos, que emocionou todos os presentes.
O Festival de Paródias integra a programação do Projeto Missões Pela Vida, organizado e coordenado pelas Primeiras-damas dos municípios missioneiros e que foi pensando, para trabalhar a prevenção ao uso de drogas, violência e bulling, com a população dos municípios integrantes da AMM, reuniu centenas de estudantes, alunos do ensino médio e ensino fundamental, das escolas públicas da região, que apresentaram 26 paródias, em um verdadeiro show de talentos, que emocionou todos os presentes.
Temos observado, que crianças e jovens em seu mundo estão cada vez mais suscetíveis a práticas de discriminação, preconceito, intolerância, implicância e hostilidades, tanto em meio digital, como presencial, na sociedade ou nas escolas, isso leva ao bulling e a violência e muitas vezes a fuga são as drogas. Por isso, a atenção das primeiras-damas, conjuntamente com as secretarias municipais de Assistência, Social, Saúde e Educação, está voltada para este grupo muito especial.
A comissão julgadora do Festival de Paródias Missões Pela Vida foi formada por cinco integrantes, das áreas da educação, saúde, comunicação, psicologia e musical, que avaliou as paródias de acordo com a coerência com os temas propostos, originalidade, letra e performance, sendo os jurados: Nara Damião (Presidente do Corede Missões, professora e ex-vice-prefeita de Santo Ângelo), Luis Carlos Bidinho (Músico, compositor, produtor musical e técnico de som), Juliana Marques (Psicóloga, pós-graduada em neurociência da educação), Rodrigo Reis (Coordenador Regional de Saúde) e Fábio Birck (Comunicador, radialista e assessor de imprensa).
Na categoria Ensino Fundamental, foram 17 paródias apresentadas, representantes dos municípios de Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Guarani das Missões, Itacurubi, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Vitória das Missões.
Na categoria Ensino Médio foram, 9 paródias apresentadas, dos municípios de Caibaté, Entre-Ijuís, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões, Ubiretama e Vitória das Missões.
Após a apresentação das 26 paródias, os presentes assistiram ao Show Musical da Banda Tomé Munchen e Grupo Turumbamba, que também fez o acompanhamento do festival. Seguindo os municípios receberam das mãos do Presidente da AMM, Prefeito Auri Kochann e da Primeira-dama Carme Kochhann, o troféu Missões Pela Vida, em agradecimento pela participação no Festival de Paródias.
Finalizando o evento, foram entregues as premiações, para os vencedores das duas categorias do festival, na edição de 2023, participaram da entrega dos troféus o Vice-presidente da AMM, Prefeito Amauri Pires da Silva e Primeira-dama Adriana, do município de Caibaté.
CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL:
1º Lugar – Roque Gonzales
Alunos: Pablo Fernandes e Antony Bender de Paula, do 9º ano, da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua, sendo a Professora responsável: Marisa Scheren.
Paródia: RECOMPONDO CAMINHOS – Letra de Pablo, Antony e Luan, com música base: No Rastro da Gadaria – Jairo Lambari Fernandes.
2º Lugar – São Luiz Gonzaga
Alunos: Rangel Brayan Moreira Soares e Karen de Oliveira Chrisofari, do 6º ano, da Escola Municipal Professora Francisca Lencina, sendo o Professor responsável: Sonir Lima.
Paródia: A EDUCAÇÃO É O NOVO ESCUDO, letra de Karen, Rafael e Sonir, com a música base: O Escudo.
3º Lugar – Mato Queimado
Alunos: Alice Lubini Birck, Kauane cavaline Preussler, Laura Catelan Thomas, Rafaela Zimermann Voigt e Sarah Mentz Birck, do 9º ano, da Escola Municipal Santo Estanislau, sendo a Professora responsável: Angela Bourcheidt Sausen.
Paródia: DROGAS NÃO, letra de Alice, Kauane, Laura, Rafaela e Sara, com a música base: Superfantástico, da Turma do Balão Mágico.
CATEGORIA ENSINO MÉDIO:
1º Lugar – Pirapó
Aluna: Miriã Victória Escouto Machado, do 2º ano, da Escola Estadual Henrique Sommer, sendo a Professora responsável: Izabél Rambo Branco. Paródia: MENOS DROGA E MAIS VIDA,letra de Miriã, com música base: Drogas Matam, de Daniel e Samuel.
2º Lugar – Mato Queimado
Aluno: Davi Hartmann Adams, do 2º ano, da Escola Estadual Santo Estanislau, sendo a Professora responsável: Neiva Hartmann Henz.
Paródia: PERIGO DAS DROGAS, letra de Davi, com a música base: De Já Hoje, de Adair de Freitas.
3º Lugar – São Miguel das Missões
Alunas: Júlia Prevedelo Massoco, Bianca Batista Massoco, Bruna Bernardi e Andressa dos Santos Reck, das turmas do 1º e 2º ano, da Escola Estadual Padre Antônio Sepp, sendo a Professora responsável: Patrícia Ribas.
Paródia: UM NOVO RUMO, letra de Júlia, Bianca, Bruna e Andressa, com a música base: Deus é assim, de Oswaldir e Carlos Magrão.
Fonte: Divulgação AMM
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site