Para desfrute dos moradores, rua de Cerro Largo tem ‘pomar a céu aberto’

  • 30 de novembro de 2023
  • Geral
Para desfrute dos moradores, rua de Cerro Largo tem 'pomar a céu aberto'
Compartilhe

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL GAZETA INTEGRAÇÃO EM 17 DE NOVEMBRO

Quem circula por Cerro Largo pode desfrutar de um ‘pomar a céu aberto’. Em uma das ruas do Município, é possível encontrar algumas variedades de frutíferas que ficam à disposição na rua para quem quiser pegá-las.

A ideia da implementação é do casal Lourdes e João Salti Froehlich. Em frente à sua casa, na Rua Senador Pinheiro Machado, o casal fez a substituição de três pés de Palmeira Real por três espécies de frutíferas. São elas: Laranja Umbigo Bahiana; Laranja Valência e Tangerina.

As variedades foram implementadas em 2017 e logo após dois anos começaram a produzir os seus primeiros frutos. ”As palmeiras que plantei ficavam muito altas, atrapalhando os fios de eletricidade e de telefonia. Optei por cortá-las e fiz a substituição por frutíferas”, disse seu Salti em entrevista.

Além das espécies citadas acima, o casal também fez o plantio de variedade de uva que fica disposta no murro da casa, pendendo para o lado de fora. Seu Salti enaltece que qualquer pessoa pode fazer o consumo das frutas, desde que sejam retiradas quando estiverem maduras e usadas de forma consciente. Além disso, a família Froehlich enaltece que utiliza produtos naturais para o controle de doenças e invasoras.

Diversidade que inclui até mesmo criação de peixes no centro da cidade

No interior do lote, ou seja, na parte interna, a família Froehlich continua implementando o plantio de variedades de frutíferas, desta vez para o consumo próprio. Em área de 20mx75m, além da construção da sua casa e área de lazer, é possível encontrar um espaço dedicado ao pomar que comporta mais de 40 pés, bem como horta com vasta variedade de verduras.

Além disso, o casal possui até mesmo plantação de milho, mandioca e criação de peixes (carpa capim, lambari e tilápia). Para Salti, essa ação de cultivo e criação proporciona qualidade de vida, a exemplo do consumo de alimentos próprios e sem o uso de produtos químicos.

A ação de fazer o plantio das árvores começou logo após a mudança para a nova casa, em 2004. Pouco a pouco, o casal foi aumentando o plantel de frutíferas. É possível encontrar variedades de maçãs, banana, pêssego, romã (vindo da Turquia), limão, e outras alimentos como milho, mandioca e feijão. Todo o excedente tem destino: ‘‘Levo pessoalmente ao Lar do Idoso ou à APAE’’, contou.

Dentre as várias plantas, é possível encontrar variedades até consideradas atípica na região, como é o caso do pé de café, uma da variedade arábica e outro conilon. Salti também trouxe algumas variedades de outros países, como muda de Pinheiro, do Chile; Três Marias, da Grécia; Palmeira, de Israel e Oliveira da Espanha.