Desde o seu surgimento, em 2010, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Câmpus de Cerro Largo está de portas abertas à toda a comunidade local e regional. Diversas atividades de divulgação de cursos e ligadas ao ensino e pesquisa são desenvolvidas, oportunizando espaço de aprendizado e de conhecimento.
Em 2023, a Universidade retomou o trabalho de visita às escolas da região. No primeiro semestre do ano foram visitadas 63 escolas de 39 Municípios, na área de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação de Santo Ângelo, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga. Segundo Bruno Wenzel, Diretor do Câmpus, a iniciativa que foi retomada após a pandemia buscou levar o conhecimento da Universidade, como cursos e ingresso, para toda a comunidade, especialmente os alunos concluintes do Ensino Médio. Na oportunidade, a ação contemplou quase 2 mil alunos das escolas estaduais.
No segundo semestre do ano, em setembro, iniciou a segunda fase de divulgação. Desta vez os alunos vieram à Universidade mediante o evento ”Vem para a UFFS”. Segundo Neusa Rossini, integrante da Assessoria de Comunicação do Câmpus, foram mais de 600 alunos que conheceram a estrutura da universidade, os laboratórios e até mesmo puderam vivenciar a experiência de almoçar no Restaurante Universitário, bem como obter informações sobre os cursos e auxílios aos estudantes.
VISITAS AGENDADAS
As portas da Universidade estão abertas para a comunidade. Segundo o Diretor do Câmpus, é possível agendar visitas para que alunos das escolas possam conhecer a UFFS. ”Montamos uma equipe especialmente para dar suporte nessas visitas, com um roteiro de visitação do seu interesse, oportunizando que as escolas conheçam de perto toda a estrutura e cursos desejáveis”, disse.
Além disso, a Universidade é parceira em outros projetos, a exemplo do Salão das Ciências, organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cerro Largo. A oportunidade serviu de base para promover o interesse pelas ciências, estimular a curiosidade científica e incentivar a pesquisa pelos alunos. Ao total, foram apresentados 62 trabalhos de experimentação e de iniciação científica, abrangendo escolas de Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Guarani das Missões, Salvador das Missões, Rolador, Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga.
AÇÕES CONTÍNUAS
Fonte: Jornal Gazeta Integração
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site