Agroindústrias do município de Cerro Largo receberam no dia 11 de outubro os certificados do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A certificação foi entregue pela Emater/RS-Ascar, instituição que executa o Programa e assessora a formalização e organização de agroindústrias, bem como o acesso a mercados.
Diante de sua importância para a economia local, sucessão familiar e segurança e soberania alimentar, o ato foi prestigiado por diversas lideranças, entre elas o prefeito de Cerro Largo, Paulo César Kipper de Almeida, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), Charles Rafael Scherer, secretário municipal de Agricultura e Expansão Econômica, Anderson Kessler, e representantes da Emater/RS-Ascar, entre eles, o gerente regional Valmir Thume, a gerente adjunta Ivânia Polaczinski, os assistentes técnicos regionais Jorge João Lunardi e Lisete Primaz, e extensionistas do Escritório Municipal, Carla Kiss e Manoela Theobald.
Com a legalização tributária, ambiental e sanitária em dia, recebeu o certificado de inclusão a Agroindústria Steinmetz. Localizada na Linha São Francisco, a agroindústria é de propriedade dos pais Homero e Cleci e da filha Luana Steinmetz. No empreendimento são produzidos panificados que chegam a centenas de crianças e adolescentes através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além de serem fornecidos a mercados da região.
Já a Agroindústria Sabor Nativo recebeu o certificado de cadastramento no Peaf-RS e, diante disso, receberá assessoria nas diferentes etapas de sua formalização e acesso a mercados. O empreendimento para processamento de mel, de propriedade de Claudemir e Adriana Mistura, será construído na Linha São João Centro.
Atualmente, existem em Cerro Largo seis agroindústrias inclusas no Programa e uma em processo de legalização. A entrega dos certificados esteve inserida na pauta da reunião do Comder, realizada durante a Oktoberfest Missões, quando também foi realizada oficina sobre embutidos, conduzida pela extensionista da Emater/RS-Ascar de Pirapó, médica veterinária Maclaine Cézar da Silva, junto à sede do Heimatland.
Já na sexta-feira (13/10), também inserida na programação da Oktoberfest Missões, a Emater/RS-Ascar promoveu uma oficina sobre fermentação natural de cucas e aproveitamento de temperos na alimentação, conduzida pela chef Regina Martins, proprietária do empreendimento Prosa e Café.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site