Agroindústrias de Cerro Largo conquistam formalização através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar

Agroindústrias de Cerro Largo conquistam formalização  através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar
Compartilhe

Agroindústrias do município de Cerro Largo receberam no dia 11 de outubro os certificados do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A certificação foi entregue pela Emater/RS-Ascar, instituição que executa o Programa e assessora a formalização e organização de agroindústrias, bem como o acesso a mercados.

Diante de sua importância para a economia local, sucessão familiar e segurança e soberania alimentar, o ato foi prestigiado por diversas lideranças, entre elas o prefeito de Cerro Largo, Paulo César Kipper de Almeida, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), Charles Rafael Scherer, secretário municipal de Agricultura e Expansão Econômica, Anderson Kessler, e representantes da Emater/RS-Ascar, entre eles, o gerente regional Valmir Thume, a gerente adjunta Ivânia Polaczinski, os assistentes técnicos regionais Jorge João Lunardi e Lisete Primaz, e extensionistas do Escritório Municipal, Carla Kiss e Manoela Theobald.

Com a legalização tributária, ambiental e sanitária em dia, recebeu o certificado de inclusão a Agroindústria Steinmetz. Localizada na Linha São Francisco, a agroindústria é de propriedade dos pais Homero e Cleci e da filha Luana Steinmetz. No empreendimento são produzidos panificados que chegam a centenas de crianças e adolescentes através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além de serem fornecidos a mercados da região.

Já a Agroindústria Sabor Nativo recebeu o certificado de cadastramento no Peaf-RS e, diante disso, receberá assessoria nas diferentes etapas de sua formalização e acesso a mercados. O empreendimento para processamento de mel, de propriedade de Claudemir e Adriana Mistura, será construído na Linha São João Centro.

Atualmente, existem em Cerro Largo seis agroindústrias inclusas no Programa e uma em processo de legalização. A entrega dos certificados esteve inserida na pauta da reunião do Comder, realizada durante a Oktoberfest Missões, quando também foi realizada oficina sobre embutidos, conduzida pela extensionista da Emater/RS-Ascar de Pirapó, médica veterinária Maclaine Cézar da Silva, junto à sede do Heimatland.

Já na sexta-feira (13/10), também inserida na programação da Oktoberfest Missões, a Emater/RS-Ascar promoveu uma oficina sobre fermentação natural de cucas e aproveitamento de temperos na alimentação, conduzida pela chef Regina Martins, proprietária do empreendimento Prosa e Café.