A primavera começou neste sábado, dia 23, às 3h50min, e vai até 22 de dezembro, às 0h27min, no horário de Brasília. De acordo com boletim elaborado pelos pesquisadores do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro/RS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a nova estação registrará volumes elevados de precipitação e ocorrência de fenômenos meteorológicos severos, como chuva intensa e altos volumes acumulados em curto intervalo de tempo, com fortes rajadas de vento e granizo.
De acordo com Flávio Varone, meteorologista e coordenador do Simagro, a atuação do El Niño também favorecerá a ocorrência de temperaturas mais elevadas, sobretudo no período final da estação e no começo do verão, além de favorecer o predomínio de condições de chuva em todo o Estado. “Essa condição de precipitações frequentes e altos volumes acumulados poderão prejudicar o desenvolvimento da safra de inverno e atrasar o plantio de verão em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul”, avalia Varone.
Segundo as informações do prognóstico trimestral, relativo aos meses de setembro, outubro e novembro, ocorrerão chuvas regulares no Rio Grande do Sul, onde a influência do fenômeno El Niño favorecerá o predomínio de condições de instabilidade na maioria das regiões. As projeções dos modelos climáticos indicam que a primavera 2023 terá precipitação elevada, com possibilidade de eventos extremos, onde poderão ocorrer fenômenos meteorológicos severos como chuva intensa, fortes rajadas de vento e granizo.
Fonte: Assessoria Seapi
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site