Alunos da Escola João Przyczynski participam de palestra informativa sobre o Movimento Escoteiro

Alunos da Escola João Przyczynski participam de  palestra informativa sobre o Movimento Escoteiro
Compartilhe

A Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, da cidade de Guarani das Missões-RS, tem orgulho em divulgar que os jovens Augusto Przyczynski Giordani e Marco Antônio Przyczynski Giordani, alunos da escola, e Gabriela Spies Wilhelm e Kauan Felipe Brenn, acompanhados pelo Sr.  Fábio Giordani, todos integrantes do Grupo de Escoteiros Nenguirú 57º/RS, participaram de um trabalho voluntário neste educandário com a  palestra informativa “InterAção Escoteira 2023”.

O tema que eles trouxeram à escola foi uma palestra informativa sobre a história do movimento e seu fundador, os símbolos escoteiros, a lei e a promessa escoteira, itens que todo jovem que ingressa no  movimento precisa entender antes de assumir que quer ser escoteiro. Falaram também da questão da amizade, das aventuras que os jovens podem vivenciar durante sua permanência no movimento e das formas de identificação do bullying, ato que pode destruir uma amizade verdadeira e afastar as pessoas de vivenciarem o Escotismo.

Os escoteiros são desafiados a realizar a progressão pessoal dentro do movimento. Essa progressão é composta por especialidades divididas nos ramos da cultura, história, ciências e tecnologia, esportes e habilidades escoteiras. Existe também as insígnias especiais, divididas no ramo do aprender, das boas ações e meio ambiente. Nesse quesito eles precisam pensar em problemas que encontram em suas comunidades, bolar um projeto para buscar amenizar esse problema e pôr em prática o projeto, após elaborar um relatório e apresentar para a seção escoteiro como motivo de incentivo aos outros, como
uma rede do bem!

O movimento é dividido por faixa etária e cada faixa recebe uma designação e um programa de progressão. Os mais jovens são identificados como Ramo Lobo dos 6,5 anos aos 10,5 anos. Dos 11 aos 14,5 são denominados Ramo Escoteiro, dos 15 anos aos 18 anos ramo sênior e existe o ramo pioneiro após os 18 ou ingressar como Escotista, que é aquele que vai auxiliar os jovens em sua progressão. A direção da escola agradece a estes jovens e os parabenizamos pelo seu Espírito Escoteiro e o Ideal em levar adiante os ensinamentos que o Movimento Escoteiro tanto preza.