A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve início no dia 21 de agosto e segue até a próxima segunda-feira, 28. O Jornal Gazeta Integração marcou presença na solenidade de abertura.
A mesa de autoridades contou com a presença do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, Secretários Municipais, direção da Escola Especial Novo Amanhã e autodefensores.
Lenir Colombo Hartmann, Presidente da APAE Cerro Largo, enfatizou a importância da participação dos pais e familiares, bem como da comunidade no evento. Ela também agradeceu a parceria de pessoas e instituições que colaboram com a APAE.
Na sequência, os autodefensores Apaeanos fizeram uma breve reflexão sobre o tema da Semana Nacional. Milene Santos e Márcia Bentz evidenciaram a importância da reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Fabiana Sodré, da Secretaria de Assistência Social, enalteceu que o Brasil é um país avançado no que se refere às leis de inclusão, porém, na prática, o funcionamento não ocorre como deveria. Como Secretário da Saúde, Júlio Ledur afirmou que um dos grandes desafios é angariar recursos e incentivos às APAES. Além disso, ele lembrou do trabalho e da dedicação do ex-vereador e ex-presidente da Escola, Valdemar Kunkel (in memorian).
Dr. Thiago Luis Reinert, Promotor de Justiça do Ministério Público, também falando em nome do Juiz de Direito Bruno Polido Bellonci, parabenizou a organização e enalteceu a importância da discussão da temática junto à comunidade.
Além disso, fez o uso da palavra o Presidente do Legislativo, Carmo Mumbach, que evidenciou a importância da conexão da APAE com a sociedade. Para o Prefeito Municipal, Paulo Kipper, a Semana Nacional é oportunidade para a reflexão que une toda a sociedade. Ele evidenciou também a importância da família e escola no desenvolvimento social.
CONECTAR E SOMAR PARA CONSTRUIR INCLUSÃO
O Brasil é considerado um país com uma das legislações mais avançadas e modernas no que diz respeito aos direitos e às garantias das pessoas com deficiência. No entanto, apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, a inclusão ainda está distante de ser plena em nosso país.
Baseada no propósito ímpar de promover uma transformação social, contribuindo assim para a atual mudança de cenário, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023 terá como pilar enfatizar que, além de levar conhecimento e informação e reforçar a conscientização para a eliminação das barreiras, a inclusão precisa ser construída diariamente por todos: pessoas com deficiência e suas famílias e, sobretudo, pela sociedade.
Segundo a Diretora da APAE Cerro Largo, Mariléia Thum, é necessário analisar como os avanços da tecnologia impactarão a vida dos Apaeanos. ‘‘Precisamos analisar qual é o impacto das tecnologias na vida dos educandos, tanto o aspecto positivo quanto o negativo’’, disse em entrevista ao Jornal Gazeta Integração.
Fonte: Jornal Gazeta Integração
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site