Plantio do Milho Safra ultrapassa 70% na região

Plantio do Milho Safra ultrapassa 70% na região
Compartilhe

O plantio do milho safra está quase finalizada na região. A implementação da cultura atingiu mais de 70% da área estimada pela Cooperoque.

Segundo Márcia Stracke, do Departamento Técnico, na abrangência da Cooperativa, a área estimada de plantio é de 8 mil hectares. Os demais espaços que ainda receberão o milho corresponde, principalmente, ao milho destinado à silagem.

Os produtores rurais Clóvis Aloísio Spies e o irmão Alcemir Spies, moradores de Salvador das Missões, realizaram o plantio nos últimos dias de julho. Eles destinaram 36 hectares que receberam cobertura de solo com nabo, cerca de 30% da área total.

Em entrevista, eles destacaram que voltaram a investir no milho depois de oito anos. ‘‘O principal motivo foi a necessidade de realizar a rotação de cultura; segundo porque é uma cultura excelente para a descompactação do solo’’, contou Clóvis em entrevista.

A produtividade na soja, por exemplo, começou a diminuir com o passar do tempo, o que motivou a implementação de mais uma cultura. Segundo eles, uma boa rotação de cultura pode trazer um aumento na produtividade que pode chegar a 8 sacas por hectare.

O último aspecto que motivou o investimento no milho foi a rentabilidade. Os irmãos consideram a cultura com um investimento alto. Para suprir todos os investimentos na lavoura, é necessário colher, pelo menos, 100 sacas por hectare.

A cultura também necessita de cuidado constante, principalmente com a aplicação de defensivos agrícolas para controle de pragas e doenças. Até então, eles consideram o desenvolvimento do milho satisfatório. ‘‘O clima tem colaborado e o milho nasceu bem; a chuva dos últimos dias foi importante’’, enfatizou Alcemir.

Duas semanas após o plantio, os irmãos já se organizaram para realizar a primeira aplicação de defensivo para as cigarrinhas. Lagartas também são encontradas nas áreas.

Hoje, os produtores investem apenas em grãos, produzindo trigo, milho e soja. Há alguns anos, a família também atuava com produção leiteira.

Fonte: Jornal Gazeta Integração