Minha Participação no grupo folclórico Polonês Águia Branca remonta aos tempos em que os meus filhos Fabio e Vanessa começaram a fazer parte do grupo, mais ou menos nos anos de 1993/94, quando comecei a apresentar o grupo em diversas localidades. Estava bem estruturado e contava com uns 80 dançarinos.
Acompanhei o grupo por mais ou menos uns 9 a 10 anos. Trabalhei pelo Munícipio dentro da Casa Polonesa por 2 anos a partir de 2000, dando uma nova dinâmica ao uso da Casa. Em 2002 por motivos particulares parei com minha contribuição pessoal por aproximadamente uns 5 anos, no entanto, a pedido de diversos amigos, acabamos voltando e estamos até hoje.
Quando das Polfest tive o privilégio de ajudar a organizar junto com as diretorias praticamente toda parte cultural, no que dizia respeito aos grupos folclóricos desde a primeira edição até a quinta, levando sempre em consideração a nossa pluralidade de descendência, nunca, porém, deixando de lado a polonidade. Mais tarde pela nona edição voltamos a apresentar os grupos nas festas típicas polonesas.
Nas rádios, os programas começaram na Rádio Comunitária Aliança, com o nome “Nossas Origens” e era apresentado pelo Prof. Lauro Luiz Marmilicz.
Quanto ao programa com o nome já consolidado de “O Cantar das Etnias”, levado ao ar todos os sábados pela manhã na Rádio Guaramano remonta a inauguração da Rádio 07 de dezembro de 2000, ou seja, no primeiro sábado dia 09 já estava no ar e estávamos lá apresentando, com um conjunto ao vivo nos estúdios na Rua Comandaí.
O nome do programa surgiu após pesquisa com os ouvintes, e foi por parte do casal Nolci e Solange Lanza, a sugestão de “O Cantar das Etnias”. Outras pessoas também apresentaram os programas da Sociedade Cultural Guaraniense no lapso de tempo (5 anos mais ou menos), a partir de 2002.
Da mesma forma que as Polfest, nunca deixamos de prestigiar os outros grupos étnicos formadores de Guarani das Missões e região, colocando músicas étnico culturais, evidenciando a cultura, o turismo, fazendo entrevistas, e também tentamos nestes programas não levar desalento às pessoas, mas sim um recordatório histórico cultural, deixando registrado muitas entrevistas nas mídias sociais.
Resta para encerrar dizer que nos primeiros programas de rádio não havia o acervo musical ora existente, e nem as facilidades tecnológicas de hoje, o Professor Lauro assim como eu comprávamos CDs com músicas na linha musical do programa, e as pessoas da comunidade também em muito colaboraram para este acervo, trazendo opiniões, emprestando CDs para copias e até os famosos discos de vinil foram usados.
Atualmente as apresentações do histórico e magnifico grupo de danças está novamente no seu ápice graças ao empenho de muitas pessoas, meninos, meninas, professores diretoria e pessoas ligadas a cultura, que assim se perpetue, com seus altos e baixos, e que se consolide por vez o titulo de “Capital Polonesa dos Gaúchos”.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site