”O folclore tem como função cultuar as tradições”, enaltece atual Presidente da Sociedade Cultural

''O folclore tem como função cultuar as tradições'', enaltece atual Presidente da Sociedade Cultural
Compartilhe

São 54 anos de história em Guarani das Missões, evidenciando a cultura polonesa. Clóvis Luiz Przyczynski, atual Presidente da Associação Cultural Guaraniense, mantenedora do Grupo, enaltece como a difusão da cultura foi importante para o povo polonês. ‘‘ Perante a história, eles sofreram bastante. Através da música, da dança e da descontração conta-se essa belíssima história. Com mais de 50 anos, somos um grupo unido, que mantém as raízes e coloca o Município e a cultura Guaraniense em todos os cantos’’, disse em entrevista.

POLFEST
Outro destaque é o envolvimento com a Polfest. Desde 1996, em todas as edições, a Sociedade Cultural é promotora do evento, juntamente com outras entidades como a BRASPOL, contando também com a parceria de diversas entidades, assim como do Executivo e do Legislativo.

Para o atual Presidente, a ideia de realizar a festa tradicional de Guarani das Missões também se deve ao incentivo à tradição. ‘‘O início da Polfest faz referência ao Grupo Águia Branca e à Sociedade Cultural que se uniram, juntamente com a comunidade. O folclore tem como função cultuar as tradições e levar o nome da Polfest e o Município de Guarani das Missões através das danças, da música e dos espetáculos proporcionados nas apresentações’’, acrescentou Clóvis.

Fonte: Jornal Comunicador Integração