‘‘Não há maior recompensa do que conseguir atender e satisfazer os interesses dos nossos clientes’’, diz advogado Nadir Frankukoski

  • 13 de agosto de 2023
  • Geral
‘‘Não há maior recompensa do que conseguir atender e satisfazer os interesses dos nossos clientes’’, diz advogado Nadir Frankukoski
Compartilhe

Nadir João Frankukoski é natural de Cerro Largo. Advogado OAB RS115070 atua no Centro Profissional, localizado na Rua 7 de Setembro, número 854, em Cerro Largo. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela URI, campus Santo Ângelo – RS, com Pós Graduação Lato Sensu em advocacia civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP, Nadir iniciou a exercer a profissão como advogado em 2018. Em entrevista, ele conta sobre a escolha e desafios da profissão:

Por que decidiu seguir a Advocacia?
A carreira sempre me pareceu ser bem promissora, permitindo uma vasta área de atuação e conhecimento. Mas, não foi somente isso que me atraiu para esta atividade. A oportunidade de conseguir ajudar as pessoas a buscarem os seus direitos, atendendo a um ideal de justiça também sempre me fascinou. Para eu, são os desafios que tornam a profissão de advogado tão interessante.
Apesar das incertezas e das muitas promessas de oportunidades, a parceria profissional firmada com o Dr. Leandro Godois foi fundamental para que eu conseguisse ingressar e continuar seguindo nessa profissão. Atualmente, o escritório Centro Profissional vem atuando em diversas áreas do Direito Civil, Penal, Administrativo e Previdenciário.

Quais os desafios de trabalhar nesse ramo?
Vários são os desafios, mas conseguir aprimorar o conhecimento técnico com o relacionamento humano é o principal deles. Não basta conhecer de códigos e de leis se o profissional não conseguir manter uma boa imagem e um bom relacionamento com os seus clientes.

Além disso, também é fundamental o domínio das ferramentas tecnológicas. Os processos eletrônicos, audiências virtuais, aplicativos para facilitar pesquisas jurisprudenciais, ferramentas de cálculo, inteligência artificial e algoritmos estão cada vez mais presentes na rotina de todos os advogados. Portanto, além de ter que conviver com leis e códigos, o profissional também é desafiado a manter-se atualizado com as novas tecnologias digitais existentes.

Que conselho você dá para quem quiser seguir a profissão?
Em qualquer ramo de trabalho, é preciso se destacar para conseguir boas oportunidades. No mundo jurídico o profissional deve sempre estar atualizado. Para isso é necessário estudar constantemente mantendo-se inteirado com as novas modificações que surgirem.

Além do mais, também é preciso apreender a conviver com os contratempos, fazendo de todos os percalços que aparecem um impulso para a profissão. Desse modo, e com trabalho ético e íntegro, inevitavelmente, o profissional acabará conseguindo alcançar o seu espaço do mercado de trabalho.

Dicas para um recém-formado na área?
Primeiramente, ter ciência e entendimento de que no início nenhuma profissão é fácil. A advocacia não foge dessa regra. Os resultados começam a aparecer gradativamente, com muito trabalho e dedicação. Acredito que o começo fica bem mais fácil se o novo advogado conseguir firmar uma parceria profissional com algum escritório de advocacia que já esteja atuando no mercado porque é essa troca de experiência e o mútuo conhecimento que aceleram a prática e o conhecimento profissional. E não há maior recompensa do que conseguir atender e satisfazer os interesses dos nossos clientes.

Fonte: Jornal Gazeta Integração