O agricultor convive diariamente com inconstâncias. Poucas atividades humanas são tão impactadas por alterações no clima, por menor que elas sejam, quanto a produção agrícola. Seja pela falta de chuva, pelo excesso dela, pelo calor fora de época ou ainda pelo frio extremo. São muitas as condições capazes de prejudicar o bom proveito da lavoura de diferentes produtos. Como o próprio título da matéria diz, o agricultor convive com muitas incertezas no seu dia a dia.
A família Gruetzmann, da Santa Bárbara, em Cerro Largo, atuam com a produção e comercialização de hortifrutigranjeiros. Eloi e a esposa Leda contam com a ajuda dos filhos Eduardo e Gabriela no desempenho das funções agrícolas. O HortiTemperos – Verduras Santa Bárbara fornece alimentos para escolas do Município, mercados e também disponibilizam os itens na Coopacel.
Como produtores de verduras, a família lembra como as intempéries do tempo preocupam. Eloi e Leda lembram que há duas semanas, fortes ventos atingiram as estufas da propriedade. Em uma delas, a força da ventania derrubou a lona que cobria o local. Há dois anos, outro episódio desse tipo foi registrado, danificando a produção.
O clima é um dos principais fatores de preocupação para quem trabalha nesse setor. No último verão, por exemplo, a temperatura elevada, de 40ºC, comprometeu o desenvolvimento das hortaliças. ”Nem mesmo a irrigação ajudou a amenizar a situação”, contou Leda. Outra realidade que preocupa é a chuva. Em excesso, ela é causadora de fungos e doenças.
Mesmo diante de muitas intempéries, o agricultor segue firme, perseverando na atividade, com o compromisso de oferecer o melhor produto ao seu cliente. Na propriedade da família Gruetzmann, a determinação com a atividade é constante. A rotina é diária, realizando o cuidado e a colheita das verduras, com a intenção de continuar no ramo.
Fonte: Jornal Gazeta Integração/Comunicador
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site