Uma família que começou com poucos recursos e hoje é referência em Guarani das Missões. A família Novak, em Guarani das Missões, evidencia como a união entre famílias faz a diferença no desenvolvimento da propriedade rural.
Na comunidade da Harmonia Sul, os irmãos Jorge e Silvestre trabalham unidos. Juntos eles têm 150 hectares de terra, divididos em áreas destinados à pastagens e lavoura. Cada irmão possui suas próprias vacas leiteiras.
Jorge que concedeu entrevista ao Jornal Gazeta/Comunicador evidenciou que são 52 animais em lactação. No trabalho diário, Jorge e a esposa Marizete contam com o apoio dos quatro filhos. ”É sempre bom ter toda a família engajada no campo”, disse ele em entrevista.
AGRICULTOR RAIZ
A família Novak acompanhou a evolução que ocorreu no campo. O início no ramo leiteiro não foi fácil. A família possuía pouca terra. ”Comecei com 11 hectares de terra, que na época estavam empenhoradas. A primeira vaca que adquiri eu fui pagando por dia”, lembra Jorge. Para finalizar a quitação, ele vendeu a última junta de boi que possuía.
Nesse período que iniciou na venda de leite, o armazenamento do produto era diferente dos dias atuais. ”Comecei a vender leite em uma lata de tinta, que era armazenada em uma geladeira a gás”, acrescentou.
ROTINA PUXADA
A rotina do produtor de leite começa cedo. A família acorda às 5hs da manhã para realizar a ordenha e levar as vacas para o pastejo. Às 8hs30min é hora do café. Depois disso, parte-se para a próxima rodada do serviço que é realizado na lavoura. A próxima ordenha inicia às 16hs para todo o serviço estar pronto às 18hs.
SATISFAÇÃO EM SER COLONO
Jorge enaltece o orgulho de ser colono, apesar das dificuldades. ”Temos muito orgulho de ser agricultor, porém, é uma profissão explorada e pouco valorizada”, finalizou em entrevista.
Fonte: Jornal Gazeta Integração/Comunicador
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site