Para viver no campo, é necessário, além de disposição, amor à profissão. Na Harmonia Sul, em Guarani das Missões, a família Snitowski é exemplo de sucessão rural. Uma das opções pela permanência no ramo é o amor pela vida da roça.
Fábio Snitowski, terceira geração de sucessão na agricultura, não se vê na cidade. ‘‘Não troco a vida rural. Não me vejo morador da zona urbana’’, disse em entrevista.
A história no campo iniciou com Ladislau Slodowski e esposa Flávia. A filha Inês deu sequência na atividade, junto com o esposo Antônio. Depois, foi a vez do filho Fábio. Técnico em Agropecuária formado pela Escola Guaramano, ele assumiu a propriedade, também trazendo inovação para o campo.
Hoje, a família Snitowski atua em ramos diversificados. O mais recente investimento foi na fase de terminação de leitões, realizado de forma integrado à Alibem. A estrutura construída, com investimento superior a R$500 mil, comporta a engorda de 1.000 suínos, três lotes por ano. ‘‘Vimos outras propriedades investindo em suínos e decidimos implementar aqui também. Essa é uma forma de nos manter na atividade agrícola’’, disse o produtor Fábio.
Além de suínos, a família trabalha com bovino de corte, produção leiteira e grãos. Essa diversificação é mais uma opção para aumentar a renda e sobrevivência no campo. São 12 vacas em lactação e mais de 20 bovinos de corte. No setor de grãos, cerca de 50 hectares são destinados à esse setor. Soja e trigo têm como principal destino a comercialização; já o milho é plantado para o consumo próprio.
Quem trabalha no campo, sabe das dificuldades e desafios que são enfrentados diariamente. Nos últimos dois anos, a seca castigou muitas propriedades rurais. Para os Snitowski, ter vários ramos pode diminuir os prejuízos ‘‘O que não dá em um, dá em outro’’, disse Fábio.
Hoje, viver no campo também se tornou um pouco menos complicado. Inês afirmou que com o avanço das tecnologias, a trabalhar na agricultura ficou um pouco mais fácil, principalmente no que se refere à ordenha mecanizada e os equipamentos agrícolas que trouxeram mais comodidade na realização do trabalho diário.
Fonte: Jornal Gazeta Integração/Comunicador
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site