Felipe Nedel: de apreciador do esporte a piloto

Felipe Nedel: de apreciador do esporte a piloto
Compartilhe

O diretor do CFC Cerro Azul e instrutor de trânsito, Felipe Bohn Nedel, resume bem a diferença entre  Racha e Arrancada. “O Racha, praticado em ruas ou rodovias é crime, a Arrancada, praticada em pistas devidamente legalizadas, é um esporte apaixonante”. Na nossa região a pista indicada e acessível aos interesados é a Xanadú Eventos, em Santo Ângelo.

Felipe sempre foi um admirador dos esportes a motor. “Um dia, no ano de 2019, estava assistindo ao campeonato de arrancadas no Xanadú , juntamente com minha esposa Luísa e o irmão dela, Leonardo  Sawitski, que é portador de sindrome de down. O Léo demonstrou grande interesse em um Gol amarelo e se apaixonou pelo carro. Nos aproximamos do proprietário e piloto, Rafael Perondi, de Ijuí, que  conheci naquele momento”. Era o início de uma grande amizade e de uma nova história nas pistas.

“O Rafa foi muito receptivo, deixou o Léo tirar fotos no interior do carro e com o seu capacete. O piloto ainda prometeu a vitória naquela prova ao garoto. A vitória aconteceu e, para surpresa geral, ele deu o  troféu de presente ao Léo. Foi um momento muito emocionante, conta Felipe. A amizade que surgiu ali também fez com que Felipe passasse a aprofundar conhecimentos sobre as provas de arrancadas e a vontade de ingressar no esporte. Um ano depois, através do próprio Rafael Perondi, surgiu a oportunidade de adquirir um Gol preto, já preparado para as provas. “Comprei parcelado, do jeito que  foi possível, mas era o início da realização de um sonho”.

O carro já estava preparado, mas a injeção eletrônica não era a mais adequada. “Eu conhecia a marca Pro Tune (de injeções eletrônicas) pela qualidade e potência e ainda tive a indicação de muitos amigos
para fazer o investimento. Acabei adquirindo a injeção da Pro Tune com a ajuda destes amigos. A  principal indicação foi do Mago Viti, de Erechim, responsável pela programação eletrônica do veículo. E foi a melhor decisão, porque na primeira arrancada, a potência do Gol já subiu de 216, para 232 CV (cavalos)”, explicou Felipe.

“O Gol melhorou tanto que o antigo proprietário tentou comprá-lo de volta, mas não deu negócio, eu
também já estava apaioxonado pelo carro”. Felipe participou de várias provas de arrancadas (200 metros), na pista Xanadú, em  Santo Ângelo, mas também em outros lugares tradicionais, como o  Velopark e a pista de Balneário Camboriú, entre outras.

3º LUGAR NO BRASILEIRO
“No início foi mais para ganhar experiência e aprendi muitos segredos de pilotagem com o Rafa Perondi”, observa Felipe. O Gol 276 ST participa da categoria Standar Aspirado e a melhor colocação foi o 3º lugar no Campeonato Brasileiro, dia 13 de novembro de 2022, em Toledo (PR). A equipe é formada por Felipe Nedel (piloto), sua esposa Luísa Nedel, Jean Liesienfield e Isabel (logística e suporte), Mago Viti (tuner/ programador eletrônico) e Monzir dos Santos (Piche), de São José do Ouro, mecânico. A  “cabeça pensante” de todo o trabalho, segundo Felipe, é o amigo Rafael Perondi, de Ijuí.

REFERÊNCIAS
Felipe Nedel observa que o esporte de Arrancadas é o mais praticado no automobilismo brasileiro. “Todos finais de semana tem provas acontecendo em algum lugar, com grande participação, às vezes mais de 100 carros”. As grandes referências que conhecemos são o Otávio Dorneles, de São Luiz Gonzaga, e o Mário Machado, de Três de Maio, este com mais 80 anos de idade e ainda correndo”. Mas a maior referência em velocidade, lembra Felipe, “sempre foi e sempre será Roberto Busse. Ele inspirou as gerações mais novas para o esporte, nunca iremos esquecer”. “Quem gosta de velocidade deve andar  no lugar certo e na hora certa”. O melhor local, explica Felipe, que também é instrutor de trânsito, é nas pistas legalizadas, credenciadas e com total segurança para os praticantes de esportes a
motor.

PRO TUNE
O sucesso do Gol 276 ST também gerou uma grande parceria entre Felipe Nedel e a marca Pro Tune, de  injeções eletrônicas. A marca é de propriedade do Grupo Menno SA, que adquiriu a Pró Tune, no ano passado.  “Fiquei muito feliz em ser reconhecido pela Pro Tune, participei de reunião com o representante comercial da empresa, Ricardo Agliardi (Russo) e com o CEO da empresa, Bernardo
Reuwsaat, que me presentearam com a melhor injeção eletrônica possível para a minha categoria. É uma parceria que está iniciando e tem muito a melhorar”.

Felipe adiantou que em breve o Gol 276 ST participará de competições, com envelopamento da marca, o que é mais um salto na carreira do piloto. “Em 2019 me emocionei ao ver a receptividade de um piloto com o meu cunhado. Hoje, sou feliz e receptivo, quando as crianças vem tirar fotos comigo”, resume.

Fonte: Jornal Gazeta