‘‘Não tem como inovar se não ouvir o cliente’’, disse paletrante Felipe Diesel na ACI Cerro Largo

  • 30 de junho de 2023
  • Geral
‘‘Não tem como inovar se não ouvir o cliente’’, disse paletrante Felipe Diesel na ACI Cerro Largo
Compartilhe

Inovação e empreendedorimos! Esse foi o assunto da palestra realizada por Felipe Diesel na ACI de Cerro Largo, na noite da última quarta-feira, 28 de junho. O evento, que foi uma parceria com o SEBRAE, contou com a participação de sócios da ACI, público em geral e também de comitiva de empresários de São Luiz Gonzaga que marcaram presença.

EMPREENDER DESDE CEDO
Felipe Diesel é natural de Santa Rosa. Filho de merendeira de escola pública, teve outros sete irmãos mais velhos. Desde cedo se envolveu no ramo comercial. Para complementar a renda da família, ajudava a mãe a vender cucas e bolachas.

Entendido de inglês, passou a dar aulas para os colegas. Se transformou em professor de escola de idioma. Buscando inovação e levando em conta o que já tinha aprendido, abriu a sua própria escola, iniciando no ramo da franquia. ‘‘O SEBRAE foi importante nesse processo, me auxiliou para que eu pudesse fazer a gestão desse negócio’’, disse.

Na sequência criou a Hey Peppers!, apresentando um modelo diferenciado. Hoje, são mais de 30 escolas espalhadas pela região.
O empresário também foi para o Estado de São Paulo, cidade em que foi chefe de educação em escola. Essa experiência foi importante para enaltecer ainda mais a necessidade de conversa com o cliente, o que contou pontos para a criação da Yours Bank.

YOURS BANK
Semanalmente, são mais de 10 mil downloads do aplicativo da empresa que hoje vale milhões e que tem na operação 17 pessoas. O aplicativo tem como objetivo receber e enviar dinheiro. Com isso, traz o propósito de facilitar as transações, inclusive destinado para crianças e adolescentes que hoje representam a maior clientela.

Nesse processo, ouvir a demanda do cliente é importante. O palestrante evidenciou que passa 5 horas por semana em contato com os clientes. O objetivo: entender do que eles gostam e do que eles não gostam. ‘‘Não tem como inovar se você não escutar o teu cliente. É necessário criar pontos de contato. A inovação se caracteriza por resolver o problema dele’’, disse durante a palestra.

Além disso, outro fator importante é a mensuração de resultados. Coletar informações e fazer a análise desses números permite uma ideia mais ampla. ‘‘Com isso, elencamos tarefas que devem ser realizadas, melhorando o serviço’’, relatou.

Nesse processo, cada melhoria é importante. ‘‘Se eu melhorar 5% toda vez, a longo prazo, esse número se torna astronômico’’, disse.
A criação de hipóteses para prospecção do negócio também é importante. Porém, a dica do empresário é não realizar o que não se pode mensurar.
Fornecendo consultorias para empreendedores, ele enfatiza a importância da realização de uma pesquisa de satisfação do cliente. Sem isso não é possível ter uma ideia do que precisa ser trabalhado.