Emater traz um panorama sobre a implementação das culturas de inverno em Guarani das Missões

Emater traz um panorama sobre a implementação das culturas de inverno em Guarani das Missões
Compartilhe

TRIGO
A Emater de Guarani das Missões está em constante contato com os agricultores. No trigo, o Município possui área de 6.500 hectares. ‘‘Agora é o principal período de plantio do trigo. Nota-se que o clima foi favorável para o plantio e desenvolvimento das plantas que já foram semeadas. As chuvas e a umidade do solo foram propícios para a cultura ’’, disse Adilson Webler, Técnico em Agropecuária da Emater do Município.

Na atual fase da cultura, o frio não apresenta problemas para o desenvolvimento das plantas. Pelo contrário, ele ajuda no perfilhamento e também é importante para minimizar doenças. A geada interfere na produtividade quando a cultura está na fase de emborrachamento e floração.

Com possibilidade de El Nino neste ano, ou seja, com grandes volumes de chuva previstos para o final do inverno e início da primavera, muitos produtores de trigo se precaveram. Uma das opções foi a realização de financiamento da área cultivada, objetivando mais segurança na safra.
Com relação às variedades do trigo, nos últimos anos se intensificou o plantio de áreas de trigo com duplo propósito. ‘‘Nessas variedades, o produtor consegue realizar o pastejo das áreas com animais e ainda realiza a colheita dos grãos’’, disse Adilson.

Além disso, outra variedade que está crescendo no Município é o trigo para silagem, utilizado por produtores rurais que atuam com bovinos, principalmente os voltados a produção leiteira.

CEVADA
No município, há também a implementação de áreas de cevada. Segundo Emater, são em torno de 400 hectares plantadas.
CANOLA
A canola é outra cultura em desenvolvimento. Atualmente, a área de 530 hectares está em fase final de semeadura.