As secas recorrentes fizeram os produtores rurais se preocuparem ainda mais com a alimentação dos animais. A falta de chuva nos últimos verões afetou a produtividade das culturas, a exemplo do milho, cujas espigas não apresentaram boa incidência de grãos, diminuindo a proteína bruta na silagem fornecida aos animais.
Nos últimos anos, uma alternativa que tem crescido na região de Guarani das Missões é a implementação de variedades de trigo que possibilitam a realização da silagem e armazenamento conforme o realizado na cultura do milho. É o que afirmou Adilson Webler, Técnico Agropecuário da Emater local. Em entrevista, ele enalteceu que vários produtores estão implementando áreas de trigo com esse propósito. Contabilizando todas as áreas de trigo, o Município de Guarani das Missões possui uma área de 6.500 hectares. ‘‘Um terço desse total já foi semeada. O clima colaborou para o plantio e as áreas mais adiantadas apresentam um bom desenvolvimento’’, disse o Técnico da Emater.
Dentre as inúmeras variedades, está a destinada para a silagem. Um dos produtores que realizou a semeadura com esse objetivo foi Arsênio Marks, morador da Linha do Rio, interior de Guarani das Missões. Em entrevista, ele enalteceu que faz o plantio dessa variedade há pelo menos quatro anos. ‘‘O trigo para silagem ajudou para que pudéssemos sanar a escassez de alimentação que ocorreu em decorrência da seca’’, disse em entrevista.
Segundo o produtor que atua na atividade leiteira com a esposa Marlene, a filha Franciele e genro Fernando, o trigo com esse propósito chegou a possuir teor 18 de proteína, um índice que ele considera ser ótimo, servindo como substitutivo de outros alimentos, como o feno.
O produtor investiu 17 hectares com a cultivar que será usado na alimentação das mais de 50 vacas da propriedade, bem como dos demais bovinos em criação. Uma pequena parte foi semeada no final de abril. O restante foi concluído no final de maio. Até então o clima tem colaborado para o desenvolvimento das plantas.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site