As alunas Maira Dias, Amanda Constancio Follmann e Kassiane groff, da Escola Otto Flach, conduziram uma oficina sobre a produção de chás, durante a programação da Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias 2 e 3 em Cerro Largo.
Na mesa, várias plantas medicinais estiveram em exposição, proporcionando aos visitantes conhecer algumas de suas principais propriedades terapêuticas e medicinais. Dentre as plantas apresentadas esteve a macela, hortelã e alecrim. As estudantes fizeram a colocação dos benefícios da utilização, principalmente no que se refere a saúde.
A professora Tieli Cláudia Menzel orientou as alunas. Segundo ela, o trabalho com as plantas medicinais foi pensado devido a sua importância e como forma de conscientização para a preservação da biodiversidade. ‘‘Com a apresentação de diferentes usos e aplicações das ervas apresentadas, espera-se uma maior valorização e conservação do meio ambiente’’, contou em entrevista.
Além disso, segundo ela, as plantas medicinais são bastante conhecidas. A professora enfatizou que 80% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde-OMS, faz uso dos vegetais. ‘‘No entanto, o uso indiscriminado e sem orientação pode levar a severos danos ao organismo. Nesse sentido, é importante que sejam difundidas informações com comprovação científica sobre os benefícios de cada planta’’, explicou.
Fonte: Jornal Gazeta
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site