Agricultores adotam proteção de nascentes como estratégia para conservar água nas propriedades rurais

Agricultores adotam proteção de nascentes como estratégia para conservar água nas propriedades rurais
Compartilhe

Trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar há mais de três décadas, a proteção de nascentes tem sido estratégica para a preservação da água em propriedades rurais de todo o Estado. Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, a família Angst, de Cerro Largo também celebra a finalização do processo de proteção da nascente d’água existente em sua propriedade, na Linha Marreca.

Buscando garantir a segurança hídrica da propriedade da família, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal da Agricultura e Expansão Econômica auxiliaram na proteção, através de uma estrutura que evita o acesso direto de animais e contaminação por poluentes. São utilizados materiais simples como tijolos, cimento, lona, pedras e água sanitária. Ao final, a área é cercada e são plantadas árvores nativas, contribuindo com o reflorestamento do local.

O trabalho iniciou na quarta-feira (31/05) e foi finalizado nesta terça-feira (06/05). A extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Carla Kiss avalia que a proteção e restauração de nascentes contribui para o acesso de qualidade e em quantidade necessárias quando for preciso, sendo uma prática que contribui para a preservação dos recursos naturais, o que reflete sobre a manutenção da produção nas propriedades rurais e a qualidade de vida das famílias.

Para a proteção da nascente na propriedade das irmãs Paola e Paloma, elas uniram esforços com as extensionistas da Emater/RS-Ascar Carla Kiss e Manoela Hilgert Theobald, do Escritório Municipal de Cerro Largo, Elói Vogt, do Escritório Municipal de Caibaté, e Lisete Primaz, do Escritório Regional de Santa Rosa, e o secretário municipal da Agricultura, Anderson Kessler.

A Emater/RS-Ascar está à disposição para identificar a existência de nascentes e orientar em relação à construção de estruturas para sua proteção nas propriedades rurais, uma vez que em muitas delas as nascentes vêm diminuindo suas vazões e em alguns casos secando, o que acaba impactando sobre a vazão de rios e córregos. A proteção de nascentes busca justamente mitigar este contexto, com procedimentos adequados, sob a supervisão de um técnico.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich