Água que parece leite: é ou não é cloro?

Água que parece leite: é ou não é cloro?

Há quem diga ou reclame do gosto da água. Às vezes ela chega até a sair esbranquiçada da torneira e não raras vezes a culpa é do cloro. O que poucas pessoas sabem é que pode não ser o cloro o responsável por isso.

Em entrevista nesta semana com a Professora e Doutora em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS, Alcione Alves, a conversa sobre a água branca, parecida com o leite, surgiu na pauta. Afinal, é ou não é cloro?

Segundo ela, o cloro é um aliado para a saúde. É claro que isso apenas funciona se a quantidade for dentro da recomendação que é de 0,5 a 2 mililitros por litro de água. Em alguns casos em que ocorre algum vazamento de água que resulta em sujeira nos canos, pode ser elevada a quantia, mas essa ação é momentânea e geralmente é acompanhada com a própria água suja que sai da torneira e que normalmente não é utilizada para consumo. O fato é de que o cloro, ao agir como agente antioxidante, além de garantir a potabilidade, anula a ação de algumas bactérias e microorganismos.

Mas por que a água sai esbranquiçada da torneira?
Existe uma teoria por trás disso e é provável que o cloro não tenha nada haver com isso. Segundo Alcione, essa coloração, que em um copo de água some logo depois de três a cinco segundos, reflete a condição de microbolhas de ar, geralmente causada pela pressão exercida no líquido nas tubulações.