Festival do Pierogi trouxe degustação de prato típico polonês na Polfest

Festival do Pierogi trouxe degustação de prato típico polonês na Polfest
Compartilhe

Para quem não conhece, o Pierogi é um prato típico polonês e que ganhou destaque durante a Polfest. No sábado, 27 de maio, a programação da festa contou com a realização do 7º Festival do Pierogi, que englobou a atuação de vários Clubes de Mães e Emater, com apoio da Prefeitura Municipal, que juntos organizaram a produção que contou com mais 10 mil unidades de Pierogi.

O QUE SÃO PIEROGIS E COMO SÃO FEITOS

Os Pierogis são elaborados com farinha e ovos e recheados com requeijão e batatas na versão salgada, e com requeijão e açúcar na versão doce. Na Polônia, também era costume rechear os Pierogis com frutas como morango, cereja, ameixas, maçãs e mertilo. Podem ser servidos como acompanhamento ou como prato principal.

Os Pierogis típicos polonês são cozidos e e guarnecidos com molho de nata de cebola dourada e bacon frito. No Brasil, além dos tradicionais que são cozidos, os poloneses criaram a versão frita e assada, resultante da influência da culinária brasileira. Como recheio, prevalece a versão de requeijão com batatas, ou com repolho ou com arroz na versão salgada e requeijão com açúcar acrescido de baunilha e canela em pó na versão doce.

No Festival, foram encontrados Pierogis dos seguintes sabores: doce e salgado, maça, goiaba, uva, além do lançamento da edição Romeu e Julieta. Segundo Ana Maria Milanesi, Coordenadora da Associação dos Clubes de Mães de Guarani das Missões, o evento é importante para resgatar e valorizar a tradição culinária polonesa. Ela também evidenciou o trabalho das dezenas de mulheres dos Clubes de Mães que se doaram e se dedicaram para a preparação que levou 12 dias.

Adilson Webler, Chefe do Escritório Municipal da Emater, enalteceu a importância da união das Associações e Entidades como Emater e Clubes de Mães. Disse que foi uma satisfação realizar o trabalho em conjunto. Lauro Marmilicz, Presidente da Polfest, destacou o envolvimento das mulheres na preparação do Pierogi. Enfatizou também da importância da união para concretização do evento e parabenizou o sucesso do Festival.

O Prefeito de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, elogiou a atuação das participantes e agradeceu todo o trabalho e dedicação para a realização do Festival. Após os pronunciamentos, foi declarado aberto o 7º Festival do Pierogi.