Começou nesta quinta-feira, primeiro de junho, o prazo para entrega da Declaração Anual de Rebanho de 2023. As informações devem ser obrigatoriamente repassadas à Secretaria da Agricultura (Seapi) até o dia 31 de outubro. Os dados podem ser atualizados de duas formas: diretamente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária (IDA ou EDA), ou pelo site da Seapi.
Conforme informa a Seapi, se o produtor comparecer às inspetorias, poderá repassar as informações verbalmente e assinar digitalmente a declaração. “Na segunda opção, o produtor baixa os formulários no site da Seapi, preenche e os entrega na IDA ou EDA de referência”, informa a pasta.
A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais têm questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros.
A Seapi espera receber 380 mil declarações, número correspondente à quantidade de estabelecimentos que trabalham com produção animal registrados no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site