Junto à programação do Encontro dos Municípios das Missões, ocorreu o ato oficial de lançamento de obras de quatro escritores: Vilmar Person, Anencir Rogoski, Renato Przyczynski e Francisco Wisniewski do Prado. Na oportunidade, cada um dos autores teve a oportunidade de fazer um breve registro sobre as produções.
VILMAR PERSON
O primeiro a se pronunciar foi Vilmar Person, evidenciando que o seu livro foi escrito durante dois anos e conta com um processo de pesquisa que durou 45 anos, colecionando dados e fotos do Município de Guarani das Missões.
RENATO PRZYCZYNSKI
O livro do escritor faz uma reconstituição completa da vida de um imigrante polonês, o seu bisavô por parte de mãe, Andrzej Przyczynski. Ele nasceu no leste europeu, no antigo Reino da Polônia, no ano de 1863. Os dois primeiros capítulos do livro descrevem a vida na Polônia, contando as dificuldades, principalmente na busca por alimento e a motivação para virem ao Brasil.
ANENCIR ROGOSKI
Em seu livro, ele descreve a história de sete famílias que saíram da Polônia. A pesquisa para a produção da obra começou no ano de 2004. Ao todo, foram necessários 18 anos para a finalização do trabalho. Outro detalhe do livro é que todo o processo, desde a pesquisa até a digitação, diagramação e impressão dos exemplares foram feitos por ele.
FRANCISCO DO PRADO
O autor trouxe para a Polfest várias obras. Uma delas é intitulado Águia Polonesa. Na obra, ele conta a história de um infante da Polônia e que lutou na guerra contra a União Soviética. Ferido em combate, ele ficou incapacitado para atuar no ramo militar. Em seu discurso, o autor enalteceu que ‘‘Se não tinha pernas para andar, criava asas para voar’’.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site