As Primeiras Damas dos Municípios da AMM se reuniram para uma troca de experiências e ideias na sexta-feira, 26 de maio. A Primeira Dama de Guarani das Missões desejou as boas vindas a todas as participantes. Ela também evidenciou a importância da cooficialização da língua materna. ‘‘Isso representa uma forma de valorizar o aspecto cultural’’, acrescentou Nadir Jaskulski. O evento também contou com a participação das cortes de Soberanas de Municípios.
No evento, explanou Julce Kaczerski. A voluntária que trabalha com a cooficialização explicou o funcionamento desse processo. Segundo ela, muitos
Municípios têm estudado o assunto, buscando valorizar ainda mais a língua como um patrimônio imaterial, seja ele polonês ou não. ‘‘A ooficialização é um processo legal de resgate, reconhecimento e valorização, e promoção do idioma’’, disse.
As leis aprovadas em cada Município podem prover uma diversidade de ações de acordo com o interesse de cada Município, todavia, independentemente das especificidades, todas as leis de cooficialização têm por finalidade o salvamento da língua, a exemplo da polonesa. Ainda tendo como base a língua polonesa, os benefícios são vários. Segundo Julce, a cooficialização atua como elemento de reconhecimento oficial da contribuição dos imigrantes poloneses e seus descendentes.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site