Drogas apreendidas passam de 37 quilos para 341 quilos na comparação entre os cinco primeiros meses de 2022 e 2023

  • 26 de maio de 2023
  • Geral
apreensaodrogas
Compartilhe

A quantidade de drogas apreendidas teve um aumento elevado nos primeiros cinco meses deste ano ao ser feita uma comparação com o mesmo período do ano passado, na área de abrangência do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Missões.  Até o dia 23 de maio de 2022, foram em torno de 37 quilos. Até a data em 2023, o número saltou para 341 quilos de entorpecentes apreendidos.

Recentemente, em uma ação na Linha São Francisco, em Porto Xavier, um homem foi preso, sendo realizada a apreensão de aproximadamente 270 quilos de maconha. De acordo com o comandante do CRPO Missões, Tenente-coronel Edilson Della Flora Góes, houve um incremento das atividades, principalmente na Operação Hórus, voltada às áreas de fronteira. O trabalho conta, além do efetivo local, com o apoio do 6º Batalhão de Policiamento de Choque, de Uruguaiana.

Dessa forma, como o foco da operação são os crimes transfronteiriços, a atuação tem sido reforçada na área de abrangência do 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em São Luiz Gonzaga.

“Temos intensificado com barreiras, com ações de inteligência, e essas ações têm feito com que o número de apreensões tenha sido elevado, principalmente, nesses últimos dias”, explica o comandante, ao mencionar que a droga que mais circula na região e que é apreendida em maior quantidade é a maconha.

Além da apreensão de entorpecentes, a atuação da Operação Hórus apresenta reflexo também em prisões e apreensões por outros tipos de crimes, como o contrabando e  o descaminho, em uma área de fronteira com Argentina, Uruguai e parte do Litoral Sul.

“ Hoje, principalmente, a soja tem os portos clandestinos, entrando em grande quantidade em nosso país. Assim, há apreensão de uma quantidade significativa de grãos e tudo o queque envolve, principalmente maquinário, caminhões e tratores. Há também o descaminho de diversos produtos, como cigarros e bebidas. Em consequência desse trabalho, as prisões também se elevaram bastante. O resultado tem sido muito positivo ”, finaliza o comandante.

Fonte: Rádio Missioneira