Na sexta-feira, dia 5, foi realizada sessão solene da Câmara de Vereadores de Guarani das Missões, em
comemoração ao Dia da Defensora e do Defensor Público. A proposição foi de autoria do vereador Arsênio Palinski, que justificou:
«A Defensoria Pública tem papel fundamental na representação da camada mais pobre da população. Trata-se da garantia de defesa de milhares de pessoas que procuram diariamente o Poder Judiciário na condição de autor ou réu, em busca da prestação de serviço de um defensor. Eles estão amparados pelo art. 5.o, LXXIV, da Constituição Federal que estabelece o dever do Estado na prestação de assistência
jurídica integral e gratuita aos que comprovarem a insuficiência de recursos.
O Brasil tem hoje 6.189 defensores e defensoras. No entanto, seriam necessários mais 6 mil profissionais para atender a grande demanda pelos serviços oferecidos por esses servidores e servidoras, no que se refere à realização do papel de defesa jurisdicional garantido pelo Estado».
HOMENAGEADOS
Foram homenageados os defensores públicos Waldemar Menchik Junior, natural de Guarani das Missões, atualmente desempenhando suas funções na Comarca de Santo Ângelo; Fernando Moscon Schröpfer, Defensor Público na Comarca de Guarani das Missões; e Rodrigo Duzsinski, natural de Guarani das Missões e atualmente trabalhando como Defensor Público em Brasília-DF, onde é Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal.
Waldemar Menchik Junior não esteve presente, em função de compromissos na cidade de Santo Ângelo. Fernando falou sobre a atuação da Defensoria Pública, tendo iniciado a carreira em Três de Maio, lembrando as dificuldades no início, inclusive com falta de pessoal. «Hoje a realidade mudou consideravelmente, ainda há deficiência de defensores, mas conseguimos qualificar bem mais o trabalho no estado do RS.
Na Comarca de Guarani das Missões, nos últimos 12 meses foram 4.400 atendimentos». Ele elogiou a
cidade de Guarani das Missões, que sempre teve estagiários de alto gabarito à disposição dos defensores públicos.
TRAJETÓRIA PESSOAL
Rodrigo falou sobre sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância em Guarani das Missões e tempos da faculdade em Santo Ângelo. Depois buscou crescimento profissional através de concursos, até ser aprovado na Defensoria Pública no Distrito Federal.
«Em Brasília é uma atuação diferente que se verifica em cidades menores, como Guarani. É uma mega cidade, que apresenta problemas complexos, bem diferentes do que em cidades pequenas. Temos problemas gigantescos, onde atuamos de forma coletiva, para tentar amenizar as mazela sociais, que são reflexo da formação antropológica do país, excludente, o que se vê na prática nos grandes centros. Atuamos muito nos direitos humanos, principalmente na área de habitação. Durante dois anos frequentei favelas e ocupações irregulares, que fazem parte da história de Brasília».
Rodrigo relembrou o passado em Guarani. «Sempre lembro da nossa cidade, nasci aqui, cresci aqui, achava que por ser cidade do interior, distante dos grandes centros, não teria grandes oportunidades. Por isso insisti com meus pais para que pudesse estudar, fui o primeiro da família a cursar uma faculdade. Agradeço muito aos meus pais Valdemar e Clara e à minha irmã Raquel. A educação que se vive nesta cidade, pequena e segura, é de grande importância.
Uma grande qualidade de vida existe aqui, muito diferente dos grandes centros. Parabéns a todos os gestores que fazem parte da história de Guarani das Missões, porque sempre foram ofertados serviços de muita qualidade à população».
Após os pronunciamentos, foram entregues os diplomas e mimos aos homenageados, pelo presidente da sessão, vereador Bio Milcharek, e pelo proponente da homenagem, vereador Arsênio Palinski, com participação do prefeito Jerônimo Jaskulski.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site