Líquido de arrefecimento: quando trocar? Pode ser completado com água?

  • 10 de maio de 2023
  • Geral
Líquido de arrefecimento: quando trocar? Pode ser completado com água?
Compartilhe

Quando se fala em manutenção preventiva, a ideia que, na maioria das vezes, vem na cabeça do condutor é a troca de algumas peças e a substituição do óleo do motor, que possui uma data de validade. Entretanto, o líquido de arrefecimento, que é importantíssimo para o bom funcionamento do veículo, é geralmente esquecido ou até ignorado.

O fluido de arrefecimento, como o próprio nome sugere, é o responsável por resfriar o motor do carro.
Devido à queima de combustível, a temperatura da unidade motriz pode ultrapassar os 100ºC, e o superaquecimento de seus componentes pode resultar em danos ou mau funcionamento do veículo.

Sinais de problemas no sistema de arrefecimento

Marcador de temperatura: É recomendado sempre acompanhar o marcador de temperatura presente no painel. Essa é uma tarefa simples e que pode ser feita com o veículo em funcionamento. Se a temperatura aumentar e/ou a luz de alerta acender, é sinal de que o fluido está abaixo do nível ou que existe um possível vazamento no sistema.

Nível do fluido: O sistema de arrefecimento é fechado, o que significa que não tem para onde o seu líquido evaporar. Se o nível do fluido está abaixo da marca de mínimo, significa que algo está errado.  Caso isso aconteça, o mais provável é que alguma peça que compõe o sistema está danificada, ou então existe algum vazamento. Se o problema é a vazão, é possível notar uma água (normalmente com uma alteração na cor, sendo avermelhada, azulada ou esverdeada) no chão.

Troca do líquido de arrefecimento 
Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Posso completar a água do radiador?
A resposta é não! Como o sistema é fechado e não tem para onde o líquido evaporar, completá-lo seria
apenas camuflar um problema que precisa ser encontrado. Além disso, água no radiador é apenas para alguns automóveis mais antigos com carburador