APAE de Guarani das Missões completa 30 anos

APAE de Guarani das Missões completa 30 anos
Compartilhe

Na segunda-feira, 8 de maio, a APAE de Guarani das Missões completa seus 30 anos de existência. Com muita luta e determinação, a Entidade permaneceu em funcionamento e hoje atende mais de 30 alunos, além de estar em trâmite para se tornar Escola.

HISTÓRIA
Muitas pessoas contribuíram para a criação e mantença da instituição. Uma das pessoas que ajudou nesse processo foi Cilon Karkown, eleito o primeiro presidente da APAE. Em entrevista ao Jornal Comunicador, ele evidenciou que o Município não possuía Secretaria de Saúde. Com responsabilidade adquirida e como primeiro Secretário da pasta, assumiu o compromisso junto com a comunidade, a partir da demanda existente, por local específico para atender pessoas com necessidades especiais.

Então foi dado início à concretização da APAE Guarani das Missões. Inicialmente, ela não possuía sede própria. O primeiro espaço foi a antiga Escola Santa Fé, com seu funcionamento em meio turno. A professora Nadir Soares foi a primeira docente que recebeu capacitação para atender pessoas especiais. ‘‘Graças ao apoio de várias pessoas como a Irmã Marinêis, os pais dos portadores de deficiência
Estanislau Gibowski, Eusébio Osaida e Rejane Binkowski, como professora e outros, a Apae cresceu conseguindo atendimento eficiente a todos os portadores de necessidades especiais do Município’’, disse o primeiro presidente.

A Irmã Marinêis de Paula, das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, também teve papel importante nesse processo. A congregação foi parceira na luta pela permanência e funcionamento da APAE com busca por voluntários e arrecadação de doações para a entidade. Foi a Irmã Marinêis que também lutou por um terreno próprio para a APAE.

No período inicial, os professores que atuavam com os alunos especiais eram cedidos. Da equipe de colaboradoras, Lilia Saldanha é uma das mais antigas. Ela foi contratada como Assistente Social e está desde o começo atuando junto à Instituição.

A sede própria veio somente em 2019, local onde até hoje está situada a APAE. Com isso, foi possível realizar melhorias no espaço, o que possibilitou também poder angariar mais recursos. Hoje, a Entidade é mantida por contribuição das Prefeituras de Guarani das Missões, Sete de Setembro, bem como de emendas impositivas de vereadores, parlamentares, deputados e recursos do Tri Legal e Nota Fiscal Gaúcha, além de verbas do Fundo Social da Sicredi e Cresol.