Noz Pecã escassa no Cantão Suíço das Missões

Noz Pecã escassa no Cantão Suíço das Missões
Compartilhe

Em São Paulo das Missões, além das principais atividades agrícolas como produção leiteira e grãos, há quem se dedique a produção de noz pecâ. Segundo a Emater do Município, são poucos os produtores que tem implementado a cultura. Boa parte deles possuem apenas um ou outro pé.

Entretanto, seu Ivanio Bremm, da Linha Quinota, possui mais de quatro hectares que destina única e exclusivamente para a produção de noz pecã. O objetivo de implementar a cultura é ter uma segunda fonte de renda. Além da noz, o produtor investe na produção e comercialização de grãos.

Os primeiros pés foram adquiridos em 2009, investindo com um total de 300 árvores. Em 2012 ele realizou o plantio de mais 200 pés. Nos últimos anos, a produção de nozes sofreu com a seca. No ano passado, por exemplo, ele não colheu nozes. Neste ano foi possível realizar a colheita, mas com uma redução acentuada no rendimento. ‘‘A qualidade da noz é boa, só que a produtividade reduziu 70% em relação aos anos anteriores. Embora o grão tenha ficado pequeno, ele está cheio’’, disse ao mencionar também que a quantidade de frutos que abortaram por causa da seca foi muito grande.

Para as próximas safras, a expectativa é de que o clima possa colaborar. Com condições favoráveis, é possível colher entre 700 a mil quilos de nozes por hectare, que são destinados para indústrias da região de Cachoeira do Sul.

Com produções excelentes, o produto também tem como destino a Europa. Para fazer a colheita, o produtor utiliza uma máquina específica que acaba facilitando o recolhimento da noz.