Artesanato Missões: Coleção será lançada na sexta-feira, na Fenamilho

Artesanato Missões: Coleção será lançada na sexta-feira, na Fenamilho
Compartilhe

A Fundação do Municípios das Missões e o SEBRAE/RS uniram forças para coordenar uma ação de grande impacto para o pequeno empreendedor criativo do artesanato.

Artesãos são pessoas que conseguem traduzir a cultura local em objetos, a partir de sua criatividade e habilidades manuais.  Porém nem sempre estes objetos estão alinhados aos desejos dos consumidores atuais, principalmente na perspectiva do turista que visita a região das Missões, no Rio Grande do Sul.

Diante deste cenário, foi realizado pela FUNMISSOES um grande esforço de mobilização de prefeitos e secretários dos 26 municípios da região, que abraçaram a causa e apoiaram a iniciativa indicando seus artesãos para serem qualificados. Da parceria estratégica com o SEBRAE/RS estruturou-se todas as etapas para criação de novos produtos que incluem, entre outras coisas: consultorias, articulações com parceiros comerciais, produção de fotos e material de divulgação e lançamento dos produtos ao mercado.

A ação iniciada em novembro de 2022 é a retomada do projeto Artesanato Missões, que teve sua primeira edição realizada no ano de 2009. Os produtos resultantes desta primeira experiência estão sendo comercializados até os dias de hoje, porém a coleção precisava ser atualizada. Nesta nova coleção o Artesanato Missões conta com a participação de novos artesãos, inclusão de novos ícones e novas referências locais. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2023 os produtos já estejam oficialmente disponíveis no mercado.

CRIATIVIDADE E INSPIRAÇÃO

O artesanato é um produto cheio de histórias e intimamente ligado à visão de mundo do artesão. Por esse motivo o trabalho realizado junto aos artesãos tem uma proposta participativa, na qual os artesãos foram orientados pela Designer Especialista Izamara Carniatto e cocriaram produtos inspirados na identidade Missioneira. A metodologia de trabalho é realizada em total respeito aos saberes e fazeres artesanais que cada artesão participante trás consigo.

A inspiração para os artesãos participantes criarem seus produtos veio de muitas fontes: das cores, texturas e formas do Patrimônio Cultural da Humanidade de São Miguel da Missões. Dos elementos da cultura Jesuítico-Guarani, com a valorização do indígena, assim como o resgate das formas do barroco missioneiro em suas curvas e nas arcadas.

Toda a mística que envolve a região também inspirou diversos produtos sensoriais com aromas, sementes e propriedades terapêuticas. O Sagrado Coração Missioneiro é um dos novos ícones incorporados aos produtos, que foi desenhado a partir de um fragmento de pedra entalhada pertencente às ruinas de São Miguel. Uma obra de arte missioneira, que foi cuidadosamente entalhada a séculos atrás, inspira hoje o pertencimento e simboliza o amor do povo missioneiro por sua história.

A fé também se expressa na devoção pelos arcanjos e pelo orgulho da cruz missioneira. Da paisagem das casas missioneiras, com jardins bem cuidados e sempre floridos, veio a representação das flores e do butiá e dos bosques nativos veio a capivara.

RESULTADOS

Como resultado foram desenvolvidos mais de 100 novos produtos com foco no mercado, mas que representam de forma criativa e única a diversidade da cultura desta região. Foram 26 artesãos participantes com produtos selecionados por uma curadoria técnica. Objetos utilitários e para a casa como tábuas para pães e frios e petisqueiras. Decorativos como luminárias, mandalas e esculturas e de uso pessoal tais como colares, ponchos e camisetas.

No processo os artesãos tiveram oportunidade de assistir palestras sobre tendências do mercado de artesanato, sobre a história das missões e suas referências para incorporar aos seus produtos. Foram estimulados a criar objetos com foco no mercado e inspiração local. Além disso, foram orientados durante toada a criação com consultorias de design. Também tiveram a oportunidade de terem seus produtos registrados em fotos profissionais em estúdio e lindamente ambientadas no Patrimônio Cultural da Humanidade de São Miguel das Missões.

Além dos resultados concretos, contabilizados em números de produtos criados e em horas de qualificações recebidas, houve um ganho real, mas que não pode ser mensurado, com o aumento da autoestima dos artesãos e a diversificação da forma como expressam a identidade local em seus produtos. Alguns depoimentos registrados demonstram isso: “Esse projeto faz com que nos sintamos tão importantes, que rimos de felicidade!” – Dalva Mothci. “Muito obrigada por nos proporcionar “sair da caixa” e buscar outras referências, procurar dentro de nós a inspiração para criarmos, com intuição e coração” – Rejane Soares.

Um novo capítulo para o artesanato missioneiro está sendo escrito. Muitas mãos são protagonistas desta história. Os resultados somente foram alcançados, pois houveram prefeituras parcerias e engajadas, artesãos dedicados e equipe técnica comprometida. Os desafios estão apenas começando e os próximos passos serão dados rumo a comercialização, com a certeza de ter trilhado até aqui o caminho para o sucesso.