Na região, a colheita da soja está na reta final. No Estado, o número apresentado no Informativo Conjuntural da Emater aponta que 18% da área foi colhida no Rio Grande do Sul. Porém, levando em conta a disparidade das regiões, na área de Cerro Largo, o número é superior, alcançando, no mínimo, um percentual de 70%.
Segundo Carla Daniele Sausen, Engenheira Agrônoma da Emater de Cerro Largo, esse dado faz referência ao plantio precoce, chegando praticamente ao fim da safra, remanescendo poucas áreas para serem colhidas. Nesse aspecto, não se contabiliza as áreas da soja safrinha que foi semeada após a colheita do milho.
Os dados da rentabilidade estão consolidados, com uma redução de 72% no rendimento. ‘‘Das 55 sacas iniciais, a média ficou em 15 sacas por hectare’’, contou em entrevista. As chuvas irregulares foram
determinantes para a redução do potencial produtivo. Porém, segundo a Engenheira Agrônoma, algumas localidades receberam volumes maiores de chuva, ocasionando uma produção melhor.
Confira como está a colheita em alguns Municípios da região:
Segundo Luis Miguel Haab, Técnico em Agropecuária da Emater de Senador Salgado Filho, o Município
possui uma área de 8 mil hectares de soja. A cultura encontra-se em fase final de maturação e colheita. Nesta semana, o índice de colheita atingiu 85% da área com um rendimento médio de 15 sacas por hectare.
Segundo o Escritório Municipal da Emater, foram plantados no Município uma área de 3.600 hectares. Desse total, 90% encontra-se colhido. O rendimento médio apontado na safra é de 660 kg por hectare, o que corresponde a um rendimento de 11 sacas por hectare.
Com 3.500 hectares de soja, o Município tem uma média de produtividade de 12 a 15 sacas por hectare. É o que contou Márcia Stracke, do Departamento Técnico da Cooperoque. A área colhida chega a 80%.
Em Guarani das Missões, segundo o Escritório Municipal da Emater, foram plantadas 15 mil hectares de soja. Atualmente, a colheita encontra-se avançada, com área colhida de 80%.
Em Sete de Setembro, foram plantadas 7.080 hectares. Nesta semana, 65% da área já havia sido colhida. Segundo a Emater local, a soja apresenta desuniformidade na maturação e falha no enchimento do grão, o que acarretou na diminuição do peso do produto. A produtividade no Município fica em 20 sacas por hectare. Porém, é possível encontrar áreas com rendimento maior ou menor, variando de 10 a 30 sacas por hectare.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site