A Feira do Peixe é um evento tradicional em São Pedro do Butiá e que garante a comercialização de muitos quilos de peixe, organização da Emater e Grupo do Peixe. Na Semana Santa deste ano, o evento voltou a ser realizado. Segundo Marlene Anschau, Extensionista, ele é tradição nessa época há pelo menos quatro anos e surgiu em detrimento da tradicional Festa do Peixe que em 2023 tem previsão para ser realizada no mês de junho.
Localizado no Pesque Pague Mayer, na Linha Bonita Norte, o tanque de peixes vivos possuem as seguintes espécies: carpas capim, prateada, cabeça grande e húngara. Essa última, segundo Marlene, está praticamente em falta.
PEIXES DE QUALIDADE
A Feira do Peixe segue normas que garantem a qualidade do produto. Segundo a Extensionista da Emater, existe um cuidado desde a retirada dos peixes do açude até o seu armazenamento no local da comercialização. ‘‘Sabemos desse processo e realizamos ele com todos os cuidados necessários. Eles foram trazidos para cá em um tanque de água limpa e no atual local onde se encontram, a água é renovada para garantir a depuração’’, disse em entrevista ao Jornal Gazeta ao salientar que a pessoa que vier adquirir o peixe vai estar comprando um alimento de qualidade.
A Extensionista também lembra que há alguns anos, a Feira do Peixe era realizada de forma diferente, já com o peixe limpo. Porém, levando em conta a legislação vigente foi optado pela realização da feira com o peixe vivo.
Desde as últimas edições, a Feira do Peixe vem se consolidando com excelentes vendas. Em média, a comercialização do alimento atinge uma tonelada. Até o início da tarde da quarta-feira, já haviam sido comercializados em torno de 400kg.
55 9 9127-4858
55 9 9110-7516
gazetain@yahoo.com.br
Busque no site