Sindicatos dos Trabalhadores Rurais se mobilizaram na Capital do Estado com reivindicações para amenizar a seca

Agricultores realizam mobilização em 15 cidades do Estado nesta quarta-feira
Compartilhe

Ontem, quinta-feira, 30 de março, representantes de diversos Sindicatos Rurais do Estado e agricultores participaram de uma mobilização em Porto Alegre com o objetivo de pressionar o
Governo para atender as reivindicações da classe. As demandas estão relacionadas com a estiagem que castigou vários Municípios nos últimos meses.

Vários Municípios da região tiveram representantes no evento. É o caso de Guarani das Missões e
Sete de Setembro que foram até a capital do Estado com uma comitiva de aproximadamente 20 pessoas. Segundo Leonardo Estanislau Szinwelski, Presidente do Sindicato dos Municípios, as
pautas defendidas são várias. Ele enaltece a necessidade da prorrogação das dívidas que venceram ou que ainda vencerão, correspondente ao período de primeiro de janeiro de 2023 há 31 de dezembro deste ano.

Além disso, pede-se o rebate de 35% nas parcelas que os produtores tiverem efetuado o pagamento. ‘‘Também estamos lutando para que consigamos um crédito emergencial de até R$50 mil para ser investido na propriedade, com possibilidade de pagamento em dez anos, juro barato, rebate de 30% nas parcelas pagas e possibilidade de pagamento em até dez anos’’, disse em entrevista ao Jornal Comunicador ao se referir ao beneficiamento de agricultores enquadrados no Pronaf.

Para o Presidente do Sindicato, a preocupação maior é com as dívidas do produtor que até então não receberam um respaldo por parte do Governo Estadual e Federal. Nem mesmo a anistia do milho troca-troca foi realizada. ‘‘Não deu milho por causa da seca’’, disse Leonardo sobre a realidade no campo.
Na capital do Estado, o grupo de mobilização esteve reunido na Delegacia do Ministério da Agricultura. Ao meio dia, realizaram uma passeata até o Palácio Piratini para pressionar o Governo a atender as  demandas da agricultura.

Ainda segundo Leonardo uma comissão permanecente está negociando com o Governo as pautas,
inclusive com audiências marcadas com o Governador do Estado e com o Presidente da República.

RESULTADOS
O governador Eduardo Leite destacou os compromissos do Estado com os agricultores durante
um encontro promovido pela FetagRS em frente ao Palácio Piratini. Leite anunciou que a Secretaria de
Desenvolvimento Rural e a Fetag-RS vão trabalhar para desenvolver um programa que r eduza os custos de financiamento pelo Pronaf e em outras medidas em prol dos agricultores familiares, principalmente no combate às estiagens.

No discurso, o governador também detalhou o andamento da já anunciada anistia das dívidas do programa Troca Troca de Sementes e do pagamento do SOS Estiagem a famílias que não haviam acessado o benefício.

Na última quarta-feira, o governo prorrogou o pagamento do Programa de Sementes Forrageiras e,
segundo Leite, busca ainda novas alternativas que beneficiem os produtores que utilizam o programa.